A cachaça Pitu lança uma campanha inovadora chamada "Yes, we cana!", homenageando o reconhecimento nos EUA da cachaça ser genuinamente brasileira, acordo feito entre Obama e Dilma.
Bem vindos PdBs! Hoje vamos falar sobre cachaça! Essa delícia brasileira, que muitas vezes é preterida por aqui, lá fora faz um sucesso danado, principalmente agora, com a “ajuda dos EUA e da cachaça Pitu lançando o Yes, we cana!
E por que esse assunto?
É que na semana passada, mais precisamente dia 11 de abril, 1 ano após o início do processo de reconhecimento, ficou oficializado que para ser chamada de cachaça nos E.U.A., a bebida destilada tem ser fabricada no Brasil. Antes os caras colocavam o rótulo de “Rum Brasileiro” e achavam que estava tudo bem.
Mas o que isso muda para nós, brasileiros?
Muda muito! Isso aumenta as exportações da bebida original e impede que a cachaça verdadeira seja produzida em qualquer outro lugar do mundo. Exemplos disso são a tequila, que só pode ser mexicana e o Champagne, que apenas pode ser proveniente da região de Champagne, no nordeste da França.
Antes apenas a Colômbia reconhecia nossa autêntica cachaça. Fora isso os E.U.A são um de nossos maiores importadores de bebidas e essa relação tende a crescer e gerar mais receitas pra nós. A ideia é que a venda da bebida para os americanos cresça 10 vezes em 5 anos. Isso é extraordinário para o mercado!
E como é esse acordo?
Nossa parte no acordo foi reconhecer como “Legitimamente Americanos” os uísques tipo Bourbon e Tenesse, como Jim Beam e Jack Daniel’s. Justo! Outros países estão em negociações para reconhecerem também a cachaça como bebida brasileira e o grande foco é a Europa, que seria outro mercado gigante.
Com o reconhecimento, outro fator que muda é o marketing das cachaças. As marcas produtoras da bebida, terão que reforçar ou até refomular sua imagem, já que nos E.U.A. a caipirinha é mais conhecida que a própria cachaça. Mas com investimentos e um pensamento a médio e longo prazo, isso se dará com tranquilidade e os americanos em breve estarão amando ainda mais nossa famosa pinga!
Pitu lança “Yes, we cana!”
Quem pegou carona nessa onda, foi a Pitu que para divulgar a notícia, lançou a propaganda “Yes, we cana”, que ficou bem legal!
Achei bem interessante e gostei da “briga” do governo por uma causa como a cachaça. Isso, hoje, pode parecer quase nada, mas com a valorização da cachaça lá fora, a ideia é que melhore o produto que consumimos aqui também. E aí… Curtiram a novidade?
Aquele abraço!