Conheça uma das fábricas do gigantesco Grupo Petrópolis, que fica em Teresópolis. Lá é produzida as cervejas da marca Weltenburger, dentre outras bebidas.
E ae meus nobres cervejeiros, tranquilidade? Já era pra eu ter escrito esse artigo tem tempo, mas por alguns eventos e bebedeiras eu só consegui agora. Vou falar da visita que eu fiz à fábrica do Grupo Petrópolis.
Depois que escrevemos o artigo sobre a Weltenburger a galera do Grupo Petrópolis resolveu nos chamar para fazer a visita.
Soube também que eles convocaram o Don Diego pra fazer uma visita na fábrica da Bahia. Sagacidade pura.
E como foi a visita na fábrica do Grupo Petrópolis?
Foi bem sagaz. E não pensem que foi na fábrica que fica em Petrópolis, pelo contrário, fomos na de Teresópolis. O Grupo Petrópolis possui 7 fábricas espalhadas pelo Brasil.
Fora que eles possuem diversos produtos:
- Cerveja Itaipava
- Cerveja Crystal
- Cerveja Lokal
- Cerveja Weltenburger
- Cerveja Petra
- Cerveja BlackPrincess
- Cerveja Miller
- Energético TNT Energy Drink
- Energético Magneto
- Isotônico Ironage
- Vodka Blue Spirit
- Blue Spirit Ice
- Vodka Nordka
- Água Petra
Demos sorte da troca em cima da hora pra conhecermos a fábrica de Teresópolis, já que lá que a Weltenburger é fabricada.
Começamos o Beer Tour, que também é aberto ao público, com o simpático Alex Correa. Ele nos mostrou todos os detalhes de produção das cervejas no local.
Depois fomos pra área fria pra ver as cervejas sendo produzidas e podermos tirar uma prova. Bebemos simplesmente a Weltenburger Kloster Barock Dunkel, tricampeã na Wolrd Beer Cup.
Projeto AMA
Na apresentação da empresa durante o Beer Tour nós fomos apresentados ao Projeto AMA, uma parte sustentável e que ajuda a natureza e atende instituições de Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto.
Os alunos das escolas municipais têm ações como plantar mudas de árvores, caminhar pela mata em trilhas sinalizadas, aprender a identificar diferentes espécies e suas propriedades. Deveras interessante.
Conheça mais sobre o Projeto AMA.
E como é o restante da fábrica de Teresópolis?
O terreno é gigante. Vimos a parte onde parte que não é utilizada da cerveja é separada e vendida para as fazendas darem de comida para o gado.
Isso é deveras interessante, pois praticamente nada é desperdiçado, ajudando as fábricas vizinhas, dentre outras coisas.
A água do Grupo Petrópolis
Outro ponto legal. Antigamente onde a água era retirada fazia muita diferença, hoje sabemos que isso não é tão importante, já que quimicamente podemos deixar a água como quisermos.
O interessante é que eles pegam a água de poços de profundidade localizados no terreno da fábrica, purificam, fazem cerveja e depois com o que resta eles tratam novamente com o ETDI e jogam de volta ao rio com até 98% de tratamento. Fantástico!
Engarrafando as cervejas
Algo que acho surreal numa fábrica grande de cerveja é a velocidade como elas são envasadas. Fora a tecnologia por infra-vermelho que verifica se as garrafas estão 100% ou não.
E também a velocidade pra colar os rótulos, fora o transporte pelas esteiras e a parte que faz o processo de pasteurização.
É algo que fica totalmente desproporcional para quem produz cerveja em casa, até mesmo para as cervejarias artesanais de menor porte.
Os comes e bebes
Eis que é chegada a hora em que finalizamos o Beer Tour e começamos a degustar uns petiscos e beber cervejas.
Fiquei assustado com a quantidade e variedade de comida, tinha até costela de porco, algo que gosto pacaralho. Diversos queijos, sandubas e afins.
O Victor, funcionário gente boa pra cacete que nos acompanhou durante o Beer Tour, ficou lá trocando ideia conosco, falando sobre as cervejas do portfólio.
Citou sobre uma cerveja que não é produzida pelo Grupo mas ainda tinha lá no estoque. Aproveitei e bebi uma, muito boa.
Ele me apresentou a um dos mestres cervejeiros do Grupo, batemos um papo, foi simplesmente fodástico. E ainda me ofereceu uma das cervejas que tinha acabado e eu ainda não tinha experimentado, ponto para eles.
Finalizando
Gosto muito de visitar fábricas de cerveja, seja das artesanais ou as gigantes do mercado, ver todo o trabalho e performance das equipes.
Interessante como a galera do Grupo Petrópolis se preocupa com o Meio Ambiente, dá pra ver na fábrica e região, não somente na apresentação que é feita no início do Beer Tour.
E vocês, já visitaram a fábrica do Grupo Petrópolis? Qual delas? Já visitaram alguma fábrica de cerveja?
Aquele abraço.