Nada pior como um dia após uma longa bebedeira. Aquela dor de cabeça maldita e você sem saco para falar com ninguém. A famosa ressaca.
estado de carência física e psíquica que se manifesta após abuso de drogas ou suspensão do abuso de drogas.
(Veja definição completa aqui)
Está bem, todo mundo que bebe, mas bebe de verdade sabe muito bem o que é uma boa de uma ressaca (ou veisalgia, para os mais entendidos). A cabeça parece que vai explodir à ponto de iniciar a Terceira Guerra Mundial, corpo tão cansado que não consegue sair da cama, cheiro de cachaça que não sai do corpo nem com descarrego de Igreja Universal, gosto de guarda-chuva com meia molhada que fica na boca durante uns 2 dias e uma sede que te faria beber a Bacia de Campos inteira!
E a causa ressaca? POR QUE ela me ataca?!
Verdade seja dita, por que tu (e eu) bebe demais! Mas vamos tentar explicar melhor isso… Na verdade, se fala “as causas” da ressaca. O álcool, quando ingerido em grande quantidade, age de diversas formas e em várias partes do corpo.
- As dores de cabeça, boca seca e letargia (sono forte) são causadas pela desidratação do copo, que por sua vez é causado pelo efeito diurético do álcool.
- O efeito do álcool no revestimento estomacal pode contribuir para os enjôos e vômitos.
- A hipoglicemia (falta de glicose no corpo), causada pelos produtos do metabolismo do álcool, contribui para a fadiga, fraqueza, distúrbios de humor e perda de concentração e atenção.
- Com relação ao sistema nervoso central, a remoção dos efeitos depressores que o álcool tem sobre ele podem contribuir para a sensibilidade à luz ou ao barulho.
Tá, to ferrado. E aí, tem jeito?
Tem: bebe mais! Ooooooou… Existem diversas fórmulas mágicas e macetinhos de vovó pra acabar com os efeitos do álcool. Como por exemplo:
- Se tomar uma colher de azeite extra virgem antes de partir pra guerra, dizem, que faz o estômago enviar menos álcool para a corrente sanguínea.
- Tem também aquela que manda você encher a fuça de água antes de sair de casa, “o álcool vai diluir”. Que álcool? Quem consegue beber alguma coisa depois de socar água pra dentro?
- Já chegaram a me sugerir a famosa Vodka On The Rocks (vodka com gelo), e vai bebendo e pondo gelo, bebe e mais gelo, bebe e mais gelo… No final você encheu a burra de água e pagou caro por isso.
- Um Engov antes e um Engov depois? Nunca testei…
- Eu, pessoalmente alterno as doses de álcool com uma lata de Coca-Cola bem gelada…
Tem coisa melhor não?
Se tem! Já ouviu falar em reidratação, alimentação e prevenção? Pois é, “a cura” se faz à partir de dessas diversas atitudes. Mas também pode ser facilitada pelo ingerir de certas substâncias, como o magnésio e a vitamina B6. Cientificamente provado. Mas não se esqueça! Alguns medicamentos podem ser extremamente viciantes. Consulte sempre um médico e o blá-blá-blá de sempre…
Agora, falemos sério, todo mundo só se lembra da ressaca no dia seguinte, porque no momento de beber…