Colocada em questão a grande pergunta: em qual temperatura beber a cerveja? Dicas de como beber, degustar sua cerveja, diferenças, entre outros pontos interessantes.
Uma velha e manjada questão, principalmente para nós, brasileiros, que estamos acostumados com as “pseudo-cervejas” e com aqueles bares e botecos de freezers na temperatura -2° C, -4° C. Sempre passa na cabeça “manda uma cerveja beeeeem gelada”.
Mas claro, muitos fatores contribuem para esse fator e vamos ser sinceros, tá um puta calor no Rio hoje em dia, por exemplo. Não tem como não passar na sua cabeça “tomar uma cerveja mega gelada”. Em locais muito quentes é muito normal tomarmos as famosas pilsens, que são cervejas para refrescar mesmo, não entram na categoria de “degustação” de cerveja. Mas claro, existem ótimas pilsens como a Pilsner Urquel, mas não podemos colocá-la nesses méritos.
A temperatura varia de acordo com a cerveja
Créditos: brudante03
É exatamente isso. Não é qualquer tipo de cerveja que podemos tomar a 2° C e também não tem como beber uma pilsen, nesse calor, numa temperatura de 10° C, 12° C. Existem pontos que vocês devem saber para beber sua cerveja:
Papilas gustativas
Não tentem tomar cervejas abaixo de 0° C, isso faz com que suas papilas gustativas se fechem e percam a sensibilidade, fazendo com que você não perceba mais o gosto das cervejas praticamente, não sentindo também o teor alcoólico dela, dificultando assim, o sabor das próximas.
Não congele
Créditos: elmozzer
Bom, acabei de falar que não é bom deixar a cerveja em 0° C ou abaixo disso, portanto, não congele, por favor. O congelamento tira algumas propriedades da cerveja. Também não devemos gelar e degelar a cerveja, acredito que vocês já tenham ouvido falar disso, pois mexe nas características da nossa breja, com isso, você pode acabar achando ruim e colocando a culpa na cervejaria, enquanto foi você que ficou gelando e desgelando.
Espuma da cerveja, o famoso colarinho
Eu juro que não me conformo como tem gente que não gosta de colarinho. Ele que dá o corpo, consistência, mantém o sabor, prolongando-o. E ele também é um isolante térmico, mantendo sua cerveja numa temperatura adequada por mais tempo. É totalmente recomendado que você deixe entre 2 e 3 dedos de colarinho para manter o aroma e a temperatura bem modafoca.
Pá-pum, botou bebeu!
Créditos: BeerTales
Também não é recomendado beber imediatamente a cerveja, sendo ideal esperar de 30 a 45 segundos para mandar pra dentro a breja. Isso faz com que a cerveja encorpe no copo. (estranho esses dois termos juntos né?)
Mas admito, to pouco me fodendo pra esse último ponto em relação a botecos com a galera. Colocamos a cerveja no copo, vamos brindar imediatamente e beber logo a cerveja porque o calor comanda no verão. Mas na degustação tente seguir esse ponto, ok?
Métricas de acordo com o estilo
Créditos: andreamary
Como já percebemos até agora, a temperatura varia muito de acordo com o estilo da cerveja. Vimos também que as “pseudo-cervejas” nacionais não são dignas de degustação, portanto, não entram com rigor nesse caso de temperatura para degustação, é só lembrar de não congelar ou colocar abaixo de 0° C ok?
- Muito gelada (de 0 a 4°C): Pale Lagers, cervejas sem álcool e qualquer cerveja que tenha o objetivo de refrescar e não muito a de ser degustada, provavelmente pela qualidade duvidosa
- Bem gelada (de 5 a 7°C): cervejas de trigo claras, Lambics de fruta e Gueuzes.
- Gelada (de 8 a 12°C): para Lagers Escuras, Pale Ale, Amber Ale, cervejas de trigo escuras, Porter, Helles, Vienna, Tripel e Bock tradicionoal.
- Temperatura de adega (de 13 a 15°C): para as Ale quadrupel, Strong Ales Escuras, as Stout e a maioria das cervejas especiais Belgas, incluindo as Trapistas. As Bocks mais fortes como a Eisbock e a Doppelbock.
Peguei essa tabelinha de métricas no site da galera do Brejas, espero que não tenha problemas quanto a isso 😉 Pois eu já tinha visto essa tabela do Michael, mas foi ótima essa adaptação feita pela equipe do Brejas levando em conta o público brasileiro.
Finalizando
Créditos: Telemak
Espero que ajude um pouco essas dicas. E já aviso mais uma vez, caso você queira entrar no mundo das cervejas artesanais, atente a esses pontos de temperatura, acostume-se a beber cervejas em temperaturas mais elevadas e acredite, ficam bem melhores sim.
Mas caso você seja daqueles que querem beber e foda-se, manda pro freezer, só toma cuidado pra não ficar abaixo de 0° C ou congelar, senão fica ruim de aguentar.