E vem mais uma Copa do Mundo por aí. O "detalhe" é que será no Catar, um país bem diferente, por assim dizer. Então vamos falar um pouco sobre Copa, cerveja e proibições.
E vem mais uma Copa do Mundo por aí. Não é nem preciso especificar que é de futebol masculino, porque já associamos de cara. O “detalhe” é que será no Catar, um país bem diferente, por assim dizer. Então vamos falar um pouco sobre Copa, cerveja e proibições.
Por que a Copa será no Catar?
Pode ser Qatar também e são muitas coisas envolvidas. Começo usando a Wikipédia.
“Catar é um emirado absolutista e hereditário comandado pela Casa de Thani desde meados do século XIX. As posições mais importantes no país são ocupadas por membros ou grupos próximos da família al-Thani. Em 1995, o xeque Hamad bin Khalifa Al Thani tornou-se emir após depor seu pai, Khalifa bin Hamad al Thani, em um golpe de Estado??”.
Ou seja, o filho deu golpe no pai e tomou o país que já era da família dele. Seguimos.
Na busca por se mostrar ao mundo e dar um gás no turismo do país, o Catar fez uma série de acordos comerciais, inclusive comprando o PSG, que fez os chefões da Fifa convencerem os seus a votarem por uma Copa organizada pelos cataris.
Seria a vez dos EUA, logo após uma Copa na Rússia, mas furaram a fila. O que o dinheiro não faz…
E as proibições?
Será a primeira Copa realizada num país do Oriente Médio, onde a maioria dos habitantes é muçulmano. Com uma galera de diversos lugares desembarcando por lá, rola aquele choque cultural e vamos percebendo algumas coisas.
Os estádios da Copa foram construídos na base de trabalho praticamente escravo, onde milhares de trabalhadores morreram e suas famílias nem avisadas direito foram.
Ser gay por lá é proibido e eles não têm vergonha nenhuma em dizer isso.
Diversos jornalistas estrangeiros e turistas foram abordados com truculência pela polícia local. Veremos como será a cobertura dessa Copa.
E ah … beber é proibido. Me refiro a bebidas alcoólicas, naturalmente. Imagina que louco!
Copa sem cerveja?
Nem tanto, jovem. A Budweiser é patrocinadora da Copa e vai vender muita cerveja por lá, com um foco grande na Bud zero álcool, que poderá ser comercializada livremente, como um refrigerante.
Já a Bud com álcool terá menos pontos de venda. No entorno do estádio, nada de cerveja. Dentro, só nos camarotes. Nos Fan Fests também poderemos beber tranquilamente. E hotéis podem vender sempre, porque atendem turistas.
E não será barato. Um copo de 500ml, custará algo em torno de 70 reais. Topa? Tô fora.
Finalizando
A Copa do Mundo é quase uma instituição. Esperamos 4 anos para assistir ao evento. O mundo espera e vibra com ele. O fato de ser no Qatar, não nos fará deixar de assistir, mas temos que entender que a sede não foi escolhida pelos motivos corretos. A Fifa deve buscar melhores escolhas para o futuro. A conferir.
Por aqui estamos otimistas com a Seleção Brasileira e seguimos buscando ser melhores sempre.
Aquele abraço