Skol legitima novo posicionamento e faz releitura de peças publicitárias antigas da marca
Com a campanha Redondo é sair do seu quadrado, a SKOL foi além de uma peça publicitária. A marca resolveu renovar sua identidade se reafirmando contra o machismo e construindo uma ótica mais plural e multidiversa, e para isso foi até o fundo do baú revirar o seu passado.
A cerveja iniciou o ano convidando todas as pessoas a saírem do quadrado, da zona de conforto, e abrirem os olhares para novas perspectivas e para a beleza que existe nas diferenças.
No carnaval de Salvador, além de ser a principal marca da festa, também se engajou na campanha contra o abuso sexual e distribuiu apitos para mulheres, para que essas usassem caso se sentissem coagidas.
Na semana passada, no Dia Internacional da Mulher, a marca criou o movimento Redondo é Sair do seu Passado.
A empresa convidou oito mulheres para fazerem releituras de pôsteres antigos da marca, que como tantas outras exploravam o corpo e beleza da mulher em suas peças publicitarias, e hoje possui um posicionamento completamente diferente, mais igualitário e respeitoso em relação ao sexo feminino.
Quais forma essas artistas?
Foram as seguintes:
- Eva Uviedo
- Elisa Arruda
- Carol Rosseti
- Camila do Rosário
- Manuela Eichner
- Tainá Criola
- Sirlaney Nogueira
- Evelyn Queiroz, a Negahamburguer
Elas foram convidadas a demonstrar com sua arte como desejam que as mulheres sejam vistas pela SKOL.
O resultado não tinha como ter ficado melhor. Diferentes visões, diferentes estilos, mas com um ponto em comum, em todos os pôsteres você verá a mulher empoderada.
Veja o vídeo
A campanha rendeu um filme publicitário disponível no youtube, que mostra o processo de criação. Mas ta pensando que é só?
No site da SKOL haverá informações sobre as artistas e o trabalho que realizam. Detalhes sobre a produção de cada pôster e um espaço para as pessoas indicarem bares e outros pontos de venda que eventualmente ainda tenham peças antigas, para que essas possam ser substituídas.
Mudando para um mundo melhor
O PdB já tratou aqui em algumas matérias sobre como a ótica das marcas de cerveja em relação a mulher tem mudado, isso tem sido demonstrado nas últimas campanhas.
O setor cervejeiro sempre explorou em suas peças publicitárias o corpo e beleza da mulher como objeto de desejo dos homens, que na visão delas seria o principal consumidor dos seus produtos.
Com toda a onda de desconstrução e reflexão sobre a visão que a sociedade tem de determinados grupos, é interessante que as marcas estejam atentas e que realmente mudem de posição.
A diretora de marketing da SKOL, Maria Fernanda de Albuquerque, deu a seguinte declaração:
“Toda vez que nos deparamos com peças antigas de SKOL, que mostram posicionamentos distantes do que temos hoje, surge uma vontade de redesenhá-las e reescrevê-las.
Então, percebemos que é possível fazer isso e o primeiro passo foi assumir o passado para mostrar a nossa evolução. Para legitimar ainda mais este momento, fizemos questão de dar espaço para mulheres dizerem como gostariam de ser representadas, fazendo essa releitura de pôsteres antigos. Queremos cada vez mais dar voz a quem defende o respeito.
Amplificando e aprofundando ações que conversem com o posicionamento da marca. Não é apagar a história. Ela aconteceu, mas ficou no passado. E redondo é deixar para trás o que não te representa mais.”
Finalizando
Veja as outras artes:
O projeto, que teve concepção da F/Nazca Saatchi & Saatchi, entrou no ar dia 8 de março, e poderá ser visto nas redes da SKOL.
Você viu? Gostou? O que acha desse novo posicionamento? Vamos debater sobre? 🙂
Aquele abraço.