A bebida da vez agora é o saquê, direto do Japão. Contamos sua história, sua popularidade e crescimento no Brasil devido a deliciosa mistura da caipirinha feita com saquê.
Créditos: Euclides Neri de Oliveira Neto
Muita gente por aí é viciada em comida japonesa: sushi, sashimi, frutos do mar… Mas quando se fala em culinária oriental, poucos se lembram do saquê. Já até falamos sobre uma bebida bem curiosa e que muitos não conheciam, o Shochu. Mas não vamos você tomar Shochu hoje, fique tranquilo, agora o tema é o grande saquê.
Conte mais sobre o Saquê
Créditos: Paula Oliveira
Saquê é aquela bebida fruto da fermentação do arroz com a água, servida em um copinho quadrado e que permite se transformar em caipirinha e outros drinks de vez em quando. E foi graças a essa variedade de drinks com saquê que a oferta da bebida cresceu no Brasil. O crescimento é de quase 30% e, inclusive o Bar da Brahma, bar típico dos cervejeiros, adotou o saquê para quase metade das caipirinhas (interessante não?).
Temos tradição também…
Créditos: Daniel Nieuwenhuizen
É também uma bebida cheia de tradições lá na terra dos samurais. Conta-se que a fermentação da bebida foi descoberta graças a uma porção de arroz que foi deixada mofando. A partir disso, os produtores do saquê difundiram a idéia de que o saquê era “coisa dos deuses“’ (me vejam citando ‘a bebida dos deuses’ novamente por aqui).
O saquê se devia beber para apagar da mente todas as suas dúvidas e preocupações e para dar longevidade à vida (Este é o segredo dos orientais na casa dos 100!).
Bebida dos deuses ou dos céus?
Este conceito de ‘’bebida dos céus’’ é ainda tão forte no Oriente que é considerado ofensa chamar alguém de bêbado ou dizer que ‘tá chapado’. Durante excessos após noites de boemia japonesas regadas a muito saquê, o melhor modo de se desculpar é apenas dizer ‘’foi o efeito inebriante do saquê’’. Será esta mais uma desculpa para beber?
Créditos: yara b .
Mas se um dia você inventar de beber saquê em algum lugar tradicional do Japão, nunca se sirva sozinho. Os bons bebedores japoneses fazem questão de servir quem está ao seu lado na mesa. Interessante esta forma de fazer amigos…
Isso só serve pra reforçar a regra “nunca fiz amigos bebendo leite”. Se faz bebendo cerveja, vodka, saquê e afins…