Samuel Adams Utopia: Vende-se uma garrafa da melhor cerveja do mundo

A Utopias é considerada por muitos como a cerveja com o maior teor alcóolico do mundo. Muito rara, ela só é fabricada uma vez a cada 2 anos em lotes limitadíssimos de 8 mil unidades pelos camaradas experts da cervejaria Samuel Adams, em Boston. Veja como eles descrevem esta belezinha:

Cerveja Samuel Adams Utopias

Linda!

Truly the epitome of brewing’s two thousand year evolution, Samuel Adams Utopias® offers a flavor not just unlike any other beer but unlike any other beverage in the world. The 2009 release is a blend of batches, some having been aged up to 16 years in the barrel room of our Boston Brewery, in a variety of woods. We aged a portion of the beer in hand-selected, single-use bourbon casks from the award-winning Buffalo Trace Distillery. The latest batch also spent time in Portuguese muscatel finishing casks, as well as sherry, brandy and Cognac casks. This flavorful, slightly fruity brew has a sweet, malty flavor that is reminiscent of a deep, rich vintage port, fine cognac or aged sherry.

Ao contrário das cervejas fortíssimas e malucas da Brewdog, a Utopias é realmente uma cerveja, não um licor, e seu processo é inteiramente controlado. E mais, com alguma sorte você consegue experimentar uma dose dela pela bagatela de 25 dólares em alguns bares de Nova York.

Foi o que este resenhista do Brejas conseguiu fazer:

A Utopias, em bares que ainda a possuem — e são bem poucos — é servida tal qual uísque, ou seja, em doses. Cada dose de 1 onça (cerca de 100 mililitros, ou um fundinho de copo) custa, no Downtown, absurdos 25 dólares (ou 55 reais, na cotação de hoje). Deitada à taça, a breja impressiona pela ausência total de carbonatação. Simplesmente não há espuma. “É licor”, pensei, pela enésima vez. Até que aproximei do nariz o líquido cor de cobre radiante. Só então percebi a dimensão do meu preconceito.

Inicialmente o álcool se volatiza fortemente no aroma, em sugestões explosivas de conhaque, vinho do Porto e madeira de carvalho. Mas é na boca que a cerveja “explode” em notas pungentes de toffee, baunilha, frutas vermelhas, mais madeira de carvalho e… maltes e lúpulos! Ou seja, trata-se, efetivamente, de cerveja — e não licor. A Samuel Adams Utopias, creiam-me, é extremamente complexa e difícil de ser descrita em palavras. Só experimentando.

Paulo Pachi com a Utopia

Estou apaixonado!

Com alguma sorte extra e um amigo viajando por Boston você até consegue comprar uma garrafa desta cerveja e apreciá-la com muita moderação. Agora, se você for o nosso amigo Paulo, de São Paulo, seu irmão compra 3 garrafas em Boston e lhe traz na bagagem.

Eu sempre quis experimentar essa Utopias, que muitos consideram como a melhor cerveja do mundo. Mas é simplesmente impossível encontrá-la aqui no Brasil. Nos EUA, onde ela é feita, também é bem raro encontrá-la. Ela é feita em quantidade limitada, de dois em dois anos o que torna ainda mais difícil.

Meu irmão foi morar em Boston, cidade da cervejaria que a produz e pedi para ele ver se conseguia comprar uma para mim. Ele foi em diversas lojas e não encontrou. Me conformei com a resposta que já esperava e disse que caso ele encontrasse mais para frente, poderia comprar para mim. Passado algum tempo, ele encontrou 3 e comprou todas.

Na nada remota possibilidade de você não ter parentes no exterior, você pode ficar feliz e trocar uma das garrafas do Paulo por R$ 400 no Mercado Livre. É caro, mas lembre-se que se trata de uma cerveja única e quase impossível de encontrar.

As fotos foram enviadas pelo dono da cerveja. Interessados, usem o Mercado Livre para conversar com ele ou deixem um comentário aqui.