O Papo de Bar participou do último Rota dos Drinks do Jack Daniel's, que termina no dia 04 de julho de 2015. Drinks excelentes, uma grande experiência etílica.
Como estamos, nobres beberrões entusiasmados? Vim aqui pra falar sobre uma experiência sagaz que tivemos na semana passada, o Rota dos Drinks do Jack Daniel’s. Fora o lançamento do fodástico Jack Honey.
Nós criamos o #ExperienciaPdB com intuito de compartilhar com vocês as nossas experiências nesse vasto mundo etílico. Não somente compartilhar, mas também criar boas experiências em que você, sagaz leitor e que bebe tão bem como nós, participe delas junto conosco.
E a Rota dos Drinks do Jack Daniel’s, que terminou ontem, foi uma experiência etílica bem interessante. Ela rolou em quatro cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Fortaleza. Eu, Tresdê, Sonâmbulo Etílico e Marcela Lauhaud (nossa futura articulista) fomos nos três bares selecionados pela Rota: Teto Solar, Bar Sobe e Kult Kolector.
E como foi a Rota dos Drinks nos bares?
Fizemos uma sequência geográfica, pois fazia mais sentido. Primeiro fomos no Teto Solar, que fica em Botafogo, depois partimos pro Bar Sobe, no Horto/Jardim Botânico e por último nós fomos para o ult Kolector, que fica na Barra da Tijuca. E claro, nos deslocamos com o Uber, nada de dirigir, pois não combina nem um pouco bebida e direção 😉
Rota dos Drinks: Teto Solar
Já tinha ido nesse bar, excelente local, com cervejas artesanais e drinks sagazes. A bartender Sandra Mendes mandou muito bem na sua escolha de drink e colocou um belo nome: Jackie Brown. Sou um fã de cerveja, principalmente as artesanais, e ela fez um drink usando CERVEJA. Ela usou a Leffe Brown, uma cerveja que é de fácil acesso e com um preço bem acessível. E ainda recomendou que uma boa sacada e ideia inicial era usar a Chimay Blue, cerveja que sou muito fã. Mas como ela é um pouco mais cara e um pouco mais difícil de achar, achou justo colocar uma Leffe.
Ingredientes do Jackie Brown
- 60 ml de Jack Daniel´s
- 8 Cubos de abacaxi
- 20 ml de Shurb de maracujá
- 30 ml de Vermuth tinto
- Cerveja Dark Strong Ale Belga
Fora que a Sandra foi uma simpatia, gente fina pra cacete, drink muito aprovado, mas sou suspeito em falar por ser muito fã de cerveja 🙂 Vote no Jackie Brown, da Sandra Mendes.
Rota dos Drinks: Bar Sobe
William Barão é o nome do bartender responsável pelo drink mais louco dos três e também o único que tem a pegada salgada, no estilo Bloody Mary. Pra quem é fã vale muito a pena, principalmente por ter sal de bacon S2. O drink é quase uma janta, bem interessante, possante. Não sou muito fã do Bloody Mary, portanto, também não sou muito suspeito pra comentar corretamente sobre o drink. Mas foi uma ideia excelente, um diferencial
Ingredientes do Blood Jack
- 60 ml de Jack Daniels
- 100 ml de suco de tomate
- 30 ml de Mix de temperos
- Guarnição melaço de limão
- Sal de bacon
- 1 Talo de cenoura
- Amendoim com casca
William Barão também é uma pessoa espetacular, inventou drinks na hora quando visitamos o Bar Sobe, explicou o porquê de inventar o Blood Jack, os ingredientes usados nas suas invenções, etc. Fora que o Bar Sobe é excelente, ótima localização, um puta visual e com uma bolinha de queijo espetacular, a melhor que eu já comi na minha vida.
Vote no Blood Jack, do William Barão.
Rota dos Drinks: Kult Kolector
Nosso último bar foi um bem autêntico. É um bar novo, o que eu mais achei com a cara e estilo Jack Daniel’s de ser. Bem Rock N’ Roll, com um bazar vendendo várias paradas interessantes, camisetas, quadros, etc. Uma música ao vivo sensacional rolando, não lembro o nome da banda, mas a mulher cantava absurdamente bem. O dono é bem simpático também.
A casa estava cheia, não tivemos muito contato com o bartender Marcos Neia da Costa, mas conseguimos que ele fizesse um drink para cada um de nós para experimentarmos. Um drink com cara de clássico, bela taça, com a canela que foi um belo diferencial.
Ingredientes do JJ Coupe
- 50 ml de Jack daniel´s
- 15 ml de Southern Confort
- 10 ml de Maple Syrup
- Orange bitter
- Cinamon bitter
- Taça defumada com canela e prisma de 3 cerejas
Vote no JJ Coupe, do Marcos Neia.
Um pouco mais sobre a Rota dos Drinks
Não conseguimos visitar todos os 20 bares, até porque eram vários e em diferentes cidades. Mas só de visitar os três do Rio já deu pra ver o quão sagaz é o projeto. Legal ver essa variação de ingredientes, indo de frutas clássicas a algumas menos usadas, como o cajá, todos eles misturados com gengibre, cravo, canela, tomate, macadâmia, romã, granola, dnetre outros.
Segundo Adriano Santucci, gerente da marca no Brasil, o processo de elaboração do Tennesse Whiskey é o que dá os consumidores as infinitas possibilidades de combinação:
“Por conter milho em sua formulação, Jack Daniel’s é naturalmente mais adocicado que outros uísques. Aliado a isso, há também o processo conhecido como Charcoal Mellowing que consiste na suavização de cada gota de Jack em carvão vegetal. Esses dois fatores fazem de Jack um whiskey extremamente versátil e aberto a impensáveis criações.”
Lançamento do Jack Honey no Rio de Janeiro
O Rota dos Drinks entrou numa data interessante, na mesma época da entrada do Jack Honey no Rio de Janeiro. Feito à base de mel, o Jack Honey entra também para um público que ainda não está tão preparado no mundo dos destilados, tornando uma experiência mais doce, mais suave, mas com a força de um whiskey.
Muitas mulheres gostaram dessa versão, mais doce que de costume, muito bom para se fazer drinks, inventar receitas e experiências etílicas interessantes. Levando em consideração o processo quase artesanal de produção, que tem como ponto alto a suavização com carvão, o Jack Honey é uma bebida sagaz, que também pode ser consumido em shots gelados, além da forma tradicional.
Finalizando
O Jack Daniel’s conseguiu juntar duas coisas excelentes em pouco tempo o Rota dos Drinks e o lançamento do Jack Honey no Rio de Janeiro. Gostamos da experiência, só acho que deveria ter mais bares aqui o Rio, achei 3 um número um pouco baixo, mas os bares selecionados são excelentes. O preço do Jack Honey está por volta de R$109,90, no padrão dos whiskies mesmo.
Esperamos mais atitudes e experiências como essa. As marcas estão se movimentando mais, ainda falta um volume maior, o bom é que eles já sabem disso e estão movimentando bem o mercado, oferecendo novas bebidas e novas experiências ao consumidores, ponto para eles e bom para todos nós, amantes de bebidas.
Já provou o Jack Honey? O que achou? Foi em algum dos bares do Rota dos Drinks, seja em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte ou Fortaleza? Conte pra nós a sua experiência 😉
Aquele abraço.