Confira a receita e o modo de preparo de um dos petiscos mais queridos pelos gordinhos no boteco, o nobre torresmo. Um prato bem gorduroso e delicioso que combina muito bem com uma cerveja do estilo Rauchbier.
Fala cambada de beberrões de plantão, vamos petiscar? Já falamos aqui no Papo de Bar sobre o nobre torresmo, mas foi uma técnica diferente, de se fazer na churrasqueira, como um belo churrasco mesmo. Agora a coisa é diferente, do jeito tradicional…
Hoje é dia do TORRESMO SAGAZ!
Créditos: Christyam de Lima
Bom gente, hoje eu estou muito enrolado e não estou muito a fim de ficar “enchendo linguiça“… Trocadilho ridículo, eu sei, mas vamos direto ao assunto. Por acaso tem coisa mais gostosa, apetitosa, bela e suculenta que o torresmo mineiro? Tudo vai bem com ele e até sozinho com uma bela cerveja gelada, não tem erro ao preparar essa delícia. Vamos ao preparo…
Receita do Torresmo
- 1 kg de toicinho de porco
- Sal
- Alho
- Cachaça a gosto
Como preparar o Torresmo?
Retire com uma faca afiada o excesso de banha no toicinho, se houver (o toicinho ideal para torresmo deve ter 1 dedo de espessura). Corte em cubinhos e tempere os torresmos com o sal, o alho e a duas doses de cachaça e deixe descansar por uns 15 minutos.
Créditos: Ariane Cardia
Coloque um pouco de óleo em uma panela alta e quando estiver bem quente, coloque os cubos do torresmo. Ao estarem quase submersos pela gordura, pois a gordura do torresmo derrete, aumentando assim a quantidade de gordura que existia na panela, abaixe o fogo e tampe a panela, pois eles a esta altura costumam espirrar e sujam muito o fogão. Frite-os bem, mexendo de vez em quando para não grudarem.
Desligue o fogo e retire os torresmos, escorrendo-os sobre papel absorvente (papel toalha). Deixe que esfrie na geladeira, e quando estiverem completamente frios (*), esquente bem a gordura novamente, coloque de volta os torresmos e vá mexendo até eles pururucarem (isso se dá devido ao choque térmico), e quando retirados da gordura ficam tão sequinhos que desta vez quase nem sujam o papel toalha.
Nota: (*) Neste ponto você pode guardar na geladeira em pote tampado por até 2 semanas, para continuar a receita quando quiser.
E pra beber?
Créditos: Claudio Brisighello
Quando falamos sobre o torresmo na churrasqueira, citamos a cerveja TAL, mas dessa vez vamos falar de outra cerveja, meio que no mesmo estilo. Vamos pegar uma Rauchbier, uma cerveja lager que é defumada e combina muito bem com pratos gordurosos como o bacon e torresmo. E a nossa pedida vai ser com a Eisenbahn Rauchbier, uma nacional pra acompanhar esse prato gorduroso e delicioso.
Mas se estiver em grupo, pode pegar qualquer cerveja pilsen mesmo ou uma tradicional no boteco que vai bem também 🙂
Finalizando
Bom galera, por hoje é isso, to cansado aqui e vou beber. Fui, boa semana!