A Linguiça Calabresa acebolada é um dos petiscos mais solicitados nos bares e botecos do Brasil. Confira a receita e o modo de preparo dessa deliciosa pedida bem #EstiloPdB.
Fala galera, beleza? Comigo na boa. Essa semana recebemos uns parceiros no nosso QG para viabilizar umas idéias que temos que tirar do papel. Lógico que o responsável por fornecer aperitivos aos convidados foi quem? Sim, esse que vos fala. Já disse que não sou empregada, mas pra mostrar serviço a esse grupo de pessoas bem interessantes para o PdB, vale a pena. Então vamos de linguiça calabresa acebolada!
Como sou conhecido por pegar um limão, gelo, farinha e fazer almoço para 10 pessoas, fui eu pra cozinha realizar essa petiscada. Era quase isso que tinha na geladeira e agora que essa missão era minha, missão dada é missão cumprida…
Descoberta da linguiça calabresa
Créditos: Isaac Ramos
Descobri umas linguiças calabresas na geladeira que eu nem sabia que estavam lá. Enfim, já tinha definido o que servir, nesse meio tempo sirvo cervejas e uns amendoins (clássico), enquanto dou um palpite sobre esse coluna que escrevo fielmente, volto pra cozinha (como se fosse muito grande o QG, só me virei na verdade e cheguei na cozinha)
Bom, vamos ao que interessa? Um pouco da história da Linguiça calabresa
Isso, mas antes vocês sabem onde, como e quem inventou a linguiça calabresa?
Alimento antigo, há 4000 anos os chineses já as preparavam. No Brasil as primeiras receitas chegaram com imigrantes europeus, e hoje existe uma infinidade de tipos, feitos com diferentes carnes, temperos, formatos e formas de processamento. A calabresa é um produto nacional e parece ter sido criada sob influência de imigrantes italianos, embora não haja similar na Itália.
Tem o nome da pimenta usada em sua composição. De início, continha muita pimenta, mas com o tempo o teor diminuiu. Feita com carne e gordura suínas, moídas ou picadas, recebe também sal, especiarias e conservantes. A mistura é embutida em tripas ou envoltórios comestíveis. Um tratamento térmico faz com que as curadas percam água e fiquem mais compactas. Antes da comercialização, podem ser defumadas. Todos os tipos conferem sabor e aroma especiais a muitos pratos. As curadas tornam mais apetitosas quaisquer receitas com feijões, ervilhas e lentilhas e fazem ótimas sopas, coberturas para pizza e cozidos com outras carnes.
Um pequeno detalhe…
Mas uma coisa: fora do Brasil todas são chamadas de salsichas. Já aqui esse nome se refere apenas a um tipo de embutido e os outros tendo outros nomes específicos. Ex: paio, calabresa, linguiça de churrasco e salsicha, fora do Brasil todas são salsichas.
Ingredientes para preparar a Linguiça Calabresa acebolada
- 1k de calabresa
- 3 cebolas medias
- 3 dentes de alho
- 300g de farinha de mandioca de sua preferencia
Modo de preparo da Linguiça Calabresa acebolada
Créditos: Daniel Figueiredo
Corte as linguiças em rodelas de 1cm aproximadamente ou mais finas, pegue uma panela grande e bem quente e coloque as calabresas, acrescente 100ml de água para dar uma cozinhada na linguiça, tampe-a e deixe em fogo alto até secar toda a água da panela e derreter a gordura da linguiça, assim fazendo com que a linguiça frite na sua própria gordura, (Butcher saudável).
Enquanto isso, mexa pra não queimar. Quando ela tiver reduzido de tamanho e estiver bem moreninha, acrescente as cebolas cortadas em rodelas e mexa novamente até as cebolas ficarem translucidas.
Segundo passo
Créditos: mhm_ce
Pronto, primeiro passo resolvido. Aí quando você achar que descobriu a pólvora, (vai por mim vai estar com um cheiro espetacular na sua cozinha) todos vão querer saber o que você ta fazendo, você saca dois dentes de alho e amassa em uma panela. Mas muito bem amassado tá? Acrescente 3 colheres de sopa de azeite e ponha em fogo para dourar, nessa parte não tire o olho da panela, pois o alho queima muito rápido
Quando o alho estiver douradinho e com um cheiro delicioso, você joga aquela farinha de mandioca e mexa bem pra misturar muito bem aquele alho dourado com a farinha, corrija o sal e pronto.
Arrume uma travessa, prato, qualquer coisa que você tenha em mãos e ponha de um lado a calabresa acebolada e do outro a farofa de alho.
E o que beber com a linguiça calabresa acebolada?
Como já dissemos em outros artigos gastronômicos, depende de onde você esteja. Se estiver no boteco, onde acontece a degustação de diversos petiscos, pode ser uma Original ou Bohemia, se tiver uma Brahma Extra então, melhor ainda.
Créditos: Jarod Carruthers
Mas nós também sugerimos uma cerveja artesanal para acompanhar nossas delícias culinárias. A cerveja da vez é a americana que segue o estilo inglês, a Brooklyn Brown Ale, uma cerveja bem escura, sabor marcante e aroma bem frutado. Uma cerveja da família/tipo Ale, do estilo American Brown Ale e com 5.6% de graduação alcoólica.
Finalizando
Então galera, continue com o PdB que teremos muitas novidades em breve e vocês vão se surpreender.
E vocês, tem alguma história de ter que fazer um prato ou tira gosto rápido e que foi um sucesso? Escreve pro PdB, quero saber da sua história e quem sabe não a faço e vira receita do Butcher.