A história e a receita de um drink muito famoso e consumido por aqui no Brasil. A mistura de coca-cola com Rum faz o Cuba Libre um drink com uma história muito interessante entre Cuba e EUA.
Créditos: whitetip
O ano é de 1898, o país é Cuba (não me diga? sério mesmo?) e o quadro é de uma guerra onde os americanos bonzinhos tentavam, sem segundas intenções, ajudar Cuba e as demais colônias hispânicas no Caribe a terem sua independência, livrando-nas da perversa tutela espanhola. Tutela essa que complicava muito o acesso americano à grande riqueza de Cuba: o açúcar.
Uh! Uh! Vamo invadir!
Créditos: henryk86
Com a “invasão” americana à Cuba, rapidinho os soldados, sedentos de merecida diversão nos raros momentos de paz, uniram símbolos de seus países para brindar. Juntaram a Coca-Cola, bebida americana relativamente nova, que na época, inclusive, era proibida em Cuba, com o Rum, bebida alcoólica cubana obtida a partir da fermentação do melaço. E, ao brindar a mistura dos países todos gritavam:
POR UNA CUBA LIBRE
E assim surgiu a nossa querida CUBA LIBRE. Genial não é verdade?
Coca -cola ajudando na divulgação
Créditos: let’s fotografar
Não foi dificil a divulgação dessa bebida pelo mundo, tendo em vista a febre da “cocacolização” mundial. Mas, curiosamente, a música também ajudou muito nessa divulgação, com a canção “Rum & Coca-Cola” das irmãs Andrews (Conjunto vocal americano formado por quatro pitéuzinhos), que celebrava a entrada estadunidense em Cuba, e fez um sucesso estrondoso (vai entender).
No Brasil…
No Brasil a Cuba Libre só chegou mesmo nas décadas de 50 e 60, quando nossos jovens transviados (hein?) conseguiram uma forma de burlar a fiscalização dos adultos-responsáveis-malas, e levavam seu próprio rum de bolso para misturá-lo à Coca-Cola nas festas e, então, poderem realmente curtir a vida adoidados.
Hoje em Cuba, nosso glorioso drink tem um curioso apelido: “Una Mentirita“… Afinal, é notório que Cuba NUNCA foi livre, né?
Vamos ao vídeo do drink Cuba Libre
Dica do Barman:
Galera se a bebida não for rum, o drink NÃO É Cuba-libre! Fui compreendido? Por exemplo: Se misturar a Coca com cachaça, o drink se chama “Samba de Berlim“, mas aí já oooutra história.
Receita:
- 1 copo de Refrigerante sabor Cola
- 1 dose de Rum
- 1 rodela de limão
- cubos de gelo a gosto
Créditos: currybet
Misture tudo em um copo de Long Drink, sem bater. Pode decorar com uma rodela de limão, mas tem que ter uma dentro do copo e o refrigerante pode ser Diet (mas não é ideal).
E ae, o que acharam? Aquele abraço e até o próximo drink. Um brinde.