Viemos para lhes surpreender. Por que ficamos bêbados? Os efeitos do álcool no corpo e na mente, os estágios da embriaguez e muito mais, só no Papo de Bar!
E aí, sorrateiras chinchilas em busca de conhecimento e elevação espiritual? Hoje vamos ao encontro de uma das perguntas mais essenciais da aventura humana na terra! Poderia ser Dostoievski, mas é Banda Eva… Por que ficamos bêbados?
E pra responder a essa pergunta, eu venci qualquer limite que a vida poderia ter me imposto: estou escrevendo esse artigo, direto da mesa do bar. Sim, posso ser considerado uma lenda? Ou só mais um imbecil?
Por que ficamos bêbados?
Créditos: Fernando Caras
Para responder a essa pergunta, vamos voltar um pouco no tempo, para um outro artigo. Precisamos entender metabolicamente o que acontece quando bebemos, e depois de saber tudinho sobre isso, vamos para o efeito disso no cérebro!
Nosso corpo tem a capacidade média de processar 10g de álcool por hora, isso é mais ou menos 1 lata de cerveja. Se você consome mais de 1 lata de cerveja por hora, parabéns, você está no caminho certo para ficar bêbado.
O metabolismo do álcool, ocorre no fígado, ele metaboliza o álcool (etanol) em acetaldeído e este em ácido acético. O interessante, é que ele não faz isso de uma vez só… Imagine uma fila para o banheiro feminino. Agora imagine que nesse banheiro só tem 10 assentos para xixi, e as meninas que estão na fila querem muito fazer xixi! Ficou fácil né!? Mentalmente você já viu a cena!
Só tem um problema: tem mais gente na fila, do que as 10 meninas que cabem no banheiro, e o que essas meninas fazem? Elas ficam irritadas com a fila e começam a andar pela festa (corrente sanguínea) esperando a vez delas de usar o banheiro.
Álcool no cérebro.
Créditos: Zoran Miluntinovic
E agora vem o porquê ficamos bêbados de verdade. O álcool na corrente sanguínea faz a festa em um lugar em especial: o seu cérebro!
O Córtex.
Imagine seu cérebro como uma casa de festas, onde o córtex cerebral é um lounge. É o primeiro lugar onde o álcool vai, e lá ele faz você ficar bem menos inibido e falante. Por isso é que álcool e timidez não combinam… Mais falante e menos inibido, ele faz com que você se sinta bem e confiante, pra quê? Pra beber mais, é claro!
Agora que o álcool se divertiu bastante no lounge, conheceu gente nova, falou em público e já é sensação na sua festa, ele resolve dar mais um passo adiante. Ele vai pro hipocampo.
O Hipocampo.
Se o córtex é o lounge, o hipocampo é o bar da festa. É o caminho natural do lounge para pista de dança. E sabe uma coisa que rola no hipocampo que vale a pena a gente falar? A memória! Isso! Se você já ficou bastante bêbado, deve ter tido um sentimento de que foi a um lugar, muitas coisas legais aconteceram, mas não se lembra exatamente o que foi… Nem o telefone, nem o facebook daquela pessoa interessante com quem falou a noite toda, e as vezes nem mesmo como chegou em casa.
Além da memória, tem outra coisa que acontece nesse lugarzinho tão especial de sua cabeça: Emoções exacerbadas!!! É queridos, aquele momento embaraçoso no qual você diz que ama muito seus amigos, começa a gargalhar e em cinco minutinhos você inicia uma choradeira desenfreada pois não sabe o que faria sem esses mesmos amigos em sua vida, acontece agora! O nome disso é Labilidade Emocional, e quando não é você quem está praticando, é bem legal de acompanhar…
~Le Cerebelo~
Agora a porra ficou séria! Estamos na pista de dança do seu cérebro, o lugar em que o álcool realmente pode fazer um belo estrago!
Pergunta de prova: o que o cerebelo faz? Te mantém equilibrado! E quando ele não trabalha da maneira que deveria, o que acontece? O mundo gira ao seu redor!
E sério, não é maneiro ficar tonto, não é maneiro deitar na cama e ver tudo rodando e não é maneiro cair no chão! Muito pelo contrário… Se você chegou até aqui, muito provavelmente ficará enjoado e é bem provável que vomite. Mas isso não é de todo ruim, até porque é também muito provável que ainda exista álcool no seu estômago, e isso evita que este vá para sua corrente sanguínea. Sim, pois nesse momento o seu fígado tem uma fila de pelo menos umas 10 horas para processar todo o álcool à solta no seu organismo.
Ps. Se você chegou até aqui, não vai adiantar eu escrever isso, mas é a minha obrigação. PARE DE BEBER IMEDIATAMENTE, pois o consumo de álcool além deste ponto, pode te levar À MORTE por envenenamento alcoólico!
Finalizando
Créditos: Vanessa Dualib
Acredito eu, que depois de um artigo esclarecedor e informativo como esse, você sempre vai lembrar de qual parte do seu cérebro está sendo afetada e quando. não é mesmo? Não, claro que não… Por que ficamos bêbados?
Crianças, divirtam-se sempre, mas com moderação. O consumo de álcool é claro que é muito divertido, mas pode ser muito perigoso se feito sem moderação ou responsabilidade.
O futuro ainda não foi escrito, não existe, seu futuro é o que você quiser fazer. Portanto faça-o bem. – De volta para o futuro III
Evoluí a ideia daqui ó.