Aprenda a fazer uma picanha de um modo diferente: a picanha invertida. Você coloca a picanha do lado inverso e recheia ela com linguiça e queijo provolone. Feita no forno, fica uma delícia. Confira!
Fala meus carnívoros. E aí, gostaram da nossa última receita, de Churrasco na Panela de Pressão? Espera pra ver essa agora!
Tenho recebido várias dúvidas e tenho tentado responder a todos, mas uma me chamou muito a atenção: um leitor perguntou se picanha só fica boa na brasa?
Foi por isso que eu resolvi fazer essa receita, que se chama…
Picanha Invertida: A beleza interior!
Créditos: Sérgio Hassi
Sim, mais uma vez nossa estrela é a picanha, só que dessa vez diferente. Mas diferente como nobre “Butcher”? Vamos fazer hoje uma picanha invertida, ou seja, com a parte da gordurinha pra dentro!
Isso pode Arnaldo?
Naturalmente que pode caro leitor! Então vamos começar.
Precisaremos de uma picanha de até 1k e 300g, de 200g de linguiça de porco fina ou 200g do magnânimo bacon e 400g de provolone. Claro, a lincguiça/bacon e o provolone é pra rechear nossa picanha.
Para temperar nossa estrela nós precisaremos de oito dentes de alho, uma cebola, sal e pimenta a gosto, doze latas de cerveja escura de sua preferência (sendo uma pra temperar e 11 pra você beber enquanto cozinha) e um caldo de picanha em tablete.
Dica do Butcher
A minha dica na hora de escolher a picanha pra comprar é: escolha uma que no mercado esteja bem macia e flexível na embalagem. As mais duras são muito difíceis de inverter. Além disso, pegue uma que tenha uma boa capa de gordura uniforme.
A escolha de uma boa peça de picanha deixa a receita muito mais simples, já que a única parte difícil é inverter a picanha.
Começando a preparar a Picanha Invertida
Pegue a picanha do lado mais largo e corte quase de um lado ao outro, fazendo um vão no meio da carne e vá aprofundando com a ponta da faca, mas cuidado para não fazer buracos na picanha. Quando você chegar quase do outro lado da peça, comece empurrando a ponta mais fina pra dentro do vão, empurrando e não puxando.
Pronto nessa altura você já fez a parte mais difícil que é inverter a picanha, e a peça já ta ficando linda, certo?
Manda o recheio pra dentro da picanha
Agora você começa a rechear esse vão da picanha. Coloque primeiro o queijo cortado em tiras, empurre bem lá pro fundo e agora comece a colocar o bacon ou as linguiças (se estiver usando bacon, dê preferência ao bacon em tiras, pois fica mais fácil de rechear) nessa parte do corte que vai ficar aberta. Depois você pode fechar com palitos de dentes ou costurar com barbante culinário.
Em um refratário (recipiente que possa ir ao forno) faça uma “cama” de cebolas e repouse a carne em cima e depois pegue os dentes de alho amassados e esfregue na peça toda. Pegue recipiente e dissolva o tablete de picanha na cerveja escura e regue a picanha. Dê uma corrigida no sal e na pimenta do reino, mas cuidado, pois tanto o queijo, quanto o bacon/linguiça já possuem bastante sal.
Chegou a hora de colocar a Picanha Invertida no forno
Pronto! Leve ao forno por volta de uma hora, virando a carne a cada quinze minutos. Finalizando isso, a carne já está pronta. Retire-a do forno e separe em uma panela. Depois cozinhe aquele caldo com as cebolas que sobraram no refratário até que ele dê uma reduzida.
Que isso, delicia de picanha invertida!
Você já tem o prato principal: carne, molho e pra acompanhar eu aconselho um arroz branco bem soltinho, com um pouco de alho dourado por cima.
Créditos: Panela de Barros
O que vamos beber junto com essa picanha invertida?
Créditos: Andre
A St. Feuillen Saison é a cerveja escolhida da vez. Possui uma boa carbonatação, mesclando com notas cítricas, corpo médio, leve acidez e amargor. Combina bem com a gordura da picanha por causa de sua boa carbonatação somado com o ótimo drinkability dela.
Finalizando
Meus carnívoros, espero que vocês tenham gostado. Deixem seus comentários e suas impressões, pois queremos bater um papo de bar com vocês, sempre.
Até semana que vem com uma receita em homenagem a Oktoberfest!