Testes cegos não é só para cervejeiros, mas também para o grupo de bebedores de vinho, os enólogos. E podemos ver que o resultado é o mesmo, preconceituosos e sem saber o que provam. Confira!
Créditos: Mr. T in DC
No último mês, o site Vinhos do Brasil realizou uma ação que pegou muito enochato de “calças curtas”. Será que o vinho daqui é ruim ou o brasileiro que é preconceituoso?
Eu acreditava muito na segunda opção, claro, e pude ter certeza agora com esse vídeo realizando um teste cego com enólogos chatos, os famosos “enochatos“.
Como isso começou?
Tudo começou com um sommelier oferecendo um vinho sem rótulo para os abordados. Durante esta degustação ele questionava: de qual país do mundo seria a bebida?
Créditos: Lilybeth29
O enófilo disparava na hora diversos nomes de grandes países produtores de vinho: Argentina, Chile, Itália e França. Só que aquele produto sem rótulo era brasileiro. E um vinho brasileiro na faixa de R$ 20,00 e R$ 30,00! Ou seja, acessível para todo mundo…
Veja no vídeo abaixo:
Isso mostra que a tão propalada influência da marca/país sobre a percepção das pessoas não está restrita ao mundo das cervejas. No universo dos vinhos, isso pode ser ainda mais forte, né? Será que não está na hora de abrirmos a cabeça e valorizar o vinho brasileiro?