Oktoberfest 2012: Oktoberfesta, again!

Nasci em Blumenau e frequento a Oktoberfest desde pequena. De família alemã, me lembro de que minhas refeições de domingo em família tinham batata recheada, Bartwurse (salsicha frita) e carne de porco gordurosa, coisa de alemão mesmo!

Oktoberfest: Doces, chucrute e muita gordura!

Mulheres se beijando na Oktoberfest

Agoooooora sim...

Nossas vizinhas preparavam doces e muito chucrute para as tais salsichas fritas. Quando tinha marreco recheado, comíamos sem parar. (Mas hoje isso é apenas lembrança, pois sou vegetariana!) A bebida dos adultos era um chope bem gelado, pra variar. E eu? Durante a Oktober, adorava me vestir tipicamente nos desfiles da Rua XV.

Leia mais:

Os descendentes alemães da Baviera sentiam falta da festa no mês de outubro, Oktober de Munich (Munique), portanto. Para eles, logo teríamos uma festa como essa em Blumenau, Ela já já estava nos planos e o destino ajudou. Aí me contaram a história que todos que vem para cá conhecem: enchente em 1983 e um rio 17 metros acima do nível normal.

Tragédia

Bêbados deitados na Oktoberfest 2010

zzZzzZzZzZzZzZzZzzzZZzzzzZZzz

Cidade destruída e praticamente sem “norte”. O norte então, passou a ser o chope, ou melhor, a Oktober. (Hoje em dia são quase sinônimos…). Inclusive, o slogan que divulgou a festa nos primeiros anos “Visite a Oktoberfest, apesar de tudo”, aparentemente desesperado, tornou-se um chamariz da festa.

No fim, tudo acabou favorecendo a festa: arquitetura da cidade, cerveja/chope, gosto pela culinária e a cultura que está cada dia mais miscigenada (não se assustem se virem poucos(as) loirinhos/ loirinhas de olhos azuis!!)

Carnaval vs. Oktoberfest

Homens e mulheres brindando na Oktoberfest 2010

Acho que a Oktober é melhor que o carnaval hein

Não sei se já contei por aqui… Mas o Carnaval em Blumenau não é tão expressivo. Mas nada que a Oktober não resolva! Há quem compare as duas festas: temos fantasias (trajes típicos), os desfiles, carros alegóricos com enfeites (alguns com barris de chope!) e música. Muitas bandas alemãs lembram marchinhas de carnaval.

E por que a festa é boa?

Como já deu para perceber, sou suspeita para falar, né? Mas acho “da hora” ouvir um “uai” ou um “bah, tchê” no meio da conversa. A segurança é nota 10! Até hoje não tive problemas, huehue… Estamos falando de um lugar com um dos melhores índices de qualidade de vida em relação aos outros pontos do país, certo??

Lógico, a alta qualidade das cervejas

Chopp a metro

Nnao deixa cair nadinha hein!

Créditos: Cervejagourmet

Outro índice que dá para medir por aqui é a qualidade da cerveja (era bem a parte que você estava quer conhecer, assume, vai!) Esse ano vai ter a Brahma (nacional, não dá para deixar passar!) e as artesanais catarinenses Bierland, Das Bier, Eisenbahn e Wunder Bier. E e é claro! O chope em metro!. Quem se encarna em beber 600 ml em menos tempo, sem “babar” nadinha??

Finalizando

E quer saber da novidade? Faltam só 27 diaaaas!!!! Eu vou e tu?