Chega o inverno, com ele o frio. Além de nos fazer lembrar de tirar os casacos do armário, também é um belo convite para fondues e raclettes acompanhados de umas boas taças de vinho. Veja algumas combinações.
Já estamos no inverno desde o dia 21 do mês passado, mas só agora as frentes frias nos fazem lembrar de tirar os casacos do armário. E com a chegada do friozinho, os convites para o chopinho dão espaço aos convites para fondues e raclettes.
E com eles, bons vinhos acompanhando.
Créditos: danilohaliz
E aí muita gente se vê numa sinuca de bico: que tipo de vinho combina melhor com um fondue de carne? E de chocolate? E com raclettes ?
Confesso a vocês que eu sempre torci o nariz para a harmonização de bebidas e comidas: sempre fui a favor de que as pessoas bebam o que sentem vontade. Mas com o passar dos anos dei a mão à palmatória: algumas combinações são simplesmente divinas, e não custam os olhos da cara (aposto que você sorriu depois dessa parte, pode falar a verdade :D).
Fondue de carnes, queijos e vinhos…
Créditos: Shadows Oliv
Normalmente recomendam que você harmonize carnes e queijos mais gordurosos com vinhos tintos. Nos fondues de carne você pode partir dessa analogia desde que nao seja um tinto muito tânico.
Eu costumo optar por um bom merlot, pinot noir ou um cabernet sauvignon com uns 4 ou 5 anos de envelhecimento, mas aqui voce pode partir de um bom malbec argentino, um tannat uruguaio ou cabernet sauvignon de qualquer país do Cone Sul que está bem escolhido.
Pra quem prefere os vinhos portugueses, um bom alentejano desce redondo. Todos esses tipos que citei você encontra por bons preços no supermercado (entre R$20 e R$40)
Vinhos com fondue de queijo e raclettes
Créditos: Andre Goncalves
Para acompanhar fondues de queijo e raclettes, eu gosto de beber vinho branco nao muito cítrico (geralmente um chardonnay) ou vinho verde tinto português. Alguns rosés caem bem também.
Pra quem nao é muito fã de vinhos brancos ou rosés, vale um tinto bem levinho (um chianti italiano cai bem). A faixa de preço é semelhante a dos tintos acima exceto o chianti , que pode custar um pouco mais.
E pra fondue de chocolate?
Créditos: Ben Yoder
Para beber com fondue de chocolate, eu gosto de permanecer no vinho branco ou no máximo abrir um licoroso do tipo colheita tardia (late harvest). No entanto, um vinho do Porto deve combinar muito bem, embora eu ainda nao tenha experimentado. Taí um bom motivo pra combinar um fondue pra essa semana, já que tem um Porto doido pra ser aberto na minha adega… 😀
Quem aqui curte um Fondue com Vinhos nesse frio?