Você sabe o que significa moonshine ou bootleggers. Entenda o que isso tem a ver com a invenção da NASCAR e porque Al Capone foi preso em Chicago!
Você sabe o que quer dizer “moonshine” no nosso dicionário etílico, nobre bebedor?
E white lightning, mountain dew, hooch, and Tennessee white whiskey?
Hoje eu vou elucidar alguns pontos dessa história particularmente interessante e algumas curiosidades provenientes dessa época.
Agora vamos deixar de enrolação, e descobrir logo de que se trata isso!
Moonshine?
Houve uma época (período de 1920 a 1933) que a fabricação e comercialização de bebidas alcoólicas foi proibida nos Estados Unidos.
Nesse mesmo período, houve um grande aumento da produção clandestina da bebida, que usualmente era produzido em locais escondidos e na calada da noite. (Agora o nome moonshine começa a fazer sentido não é mesmo?)
Os donos de destilarias clandestinas operavam suas fábricas em altas horas da madrugada, e rapidamente o termo “moonshiners” lhes foi atribuído.
Bootleggers
Enquanto os moonshiners produziam a bebida clandestinamente, os bootleggers eram as pessoas que de fato faziam as entregas das bebidas. E o termo bootleggers foi atribuído aos contrabandistas, pois na época eles escondiam as garrafas de bebidas em suas botas de cano alto.
A curiosidade mais interessante desse processo, é que nas décadas de 30, 40 e 50, os contrabandistas enchiam carros de corrida com caixas de bebidas, e faziam as entregas em altas velocidades, para assim evitar qualquer perseguição policial.
Isso deu incio a uma cultura de alta velocidade no sul dos Estados Unidos, que futuramente foi chamada de NASCAR. E o mais interessante, é que o carro ganhador da primeira corrida da NASCAR, foi usado para entregar bebidas uma semana depois.
Um pouco de história
Nessa mesma época, intimamente ligado com o moonshine e bootleggers, um gangster muito famoso foi apresentado ao público. Alphonse Gabriel “Al” Capone, que começou suas operações contrabandeando bebidas e negociando com destilarias clandestinas em Chicago.
O ponto mais curioso disso tudo, é que dificilmente uma pessoas era presa por contrabandear bebidas nos Estados Unidos, e a forma mais inteligente de prender Capone, foi enquadrá-lo como sonegador de impostos.
Finalizando
E você, Felis silvestris catus, conhecia o termo moonshine? Bootleggers? Achou interessante esse período peculiar da história etílica?
Deixa suas impressões nos comentários.
Fontes: How Stuff Works, Wikipedia