Saíram algumas listas das principais empresas do mundo, as 100 maiores, as que mais se deram bem em 2012, as melhores empresas estrangeiras no Brasil, etc. A Salton, Heineken e Johnnie Walker compareceram. Confira!
Fala galera da PdB!
Navegando por aí essa semana, vi que saíram 3 novas listas interessantes: Uma com as empresas que atuam no Brasil há mais de 100 anos, outra com as empresas estrangeiras que podem comemorar 2012 e outra com as 10 empresas mais poderosas do mundo. Fui rapidamente dar uma olhada se haviam marcas relacionadas a bebidas por ali.
E não é que achei!
Na 1ª temos a Salton, fundada em 1910. Uma produtora de vinhos que começou pequena e informal, com um italiano vendendo os vinhos que produzia por conta própria, na Serra Gaúcha, em Bento Gonçalves. Com seu falecimento, seus filhos decidiram crescer o negócio e hoje a empresa é a maior produtora de espumantes do país.
A nobre Heineken
Já na 2ª encontrei a Heineken. A empresa holandesa teve um aumento do lucro de mais de 100% em 2012. Subiu de 1.43 bilhão de euros para 2.95 bilhões de euros. Se pensarmos que a Heineken conseguiu o controle total da APB (Ásia-Pacífico Breweries) e sua receita anual deve subir, inicialmente, em 1.5 bilhão de euros, é bem provável que ano que vem ela apareça novamente na lista comemorando.
Claro, Johnnie Walker
Fechando essa história de listas, temos a marca Johnnie Walker figurando entre as marcas mais poderosas do mundo! Seu valor em 2012 era 2.4 bilhões e subirá para 4.4 bilhões em 2013. Por ano os caras vendem 17 milhões de garrafas mundo afora.
Finalizando
Sobre a Salton tenho que admitir que fiquei bastante surpreso. Primeiro não sabia que era essa potência na produção de espumantes e segundo que nunca imaginei a empresa estar tanto tempo assim na ativa. Já sobre a Heineken e o Johnnie só posso dar os PARABÉNS! Que continue assim: Para o alto e avante!
Aquele abraço PdBs!!!
Fonte: Exame