Amaretto é um licor sensacional que foi criado artesanalmente em 1525. O Amaretto é composto por damascos e caroços de drupas como peras, porém o sabor que prevalece é o de amêndoas que compõem 10% da bebida. Uma bebida com muita história.
Como um bom apreciador de licores eu indico dessa vez o AMARETTO licor italiano com graduação alcóolica de 28%. O Amaretto é um licor feito basicamente de damascos e caroços de drupas como peras, porém o sabor que prevalece é o de amêndoas que compõem 10% da bebida.
Romantismo e criação do Amaretto
Créditos: Mark Bonica
Comercializado desde o inicio do século XX o Amaretto ainda segue a sua artesanal receita secreta original desde a sua criação em 1525.
Confesso que não sou um homem romântico, entretanto, a história dessa bebida me tocou. Dizem que Bernardino Luini, que era um dos alunos de Sr da Vinci, foi chamado para pintar afrescos numa igreja em Saronno, uma cidade da província de Varese na Itália.
Como a igreja era dedicada a virgem Maria, ele necessitava de uma modelo. Acabou encontrando uma jovem viúva que se tornou sua inspiração, e dizem alguns que também sua amante, ó que sapequinha esse malandro.
Belo presente, não?
Essa senhora, grata por toda consideração, resolveu lhe dar um presente. Como não tinha tantos recursos, fez a infusão que hoje conhecemos como Amaretto, isso em 1525. Pouco tempo né não?
Geração em geração, como não poderia deixar de ser
Créditos: Dave Hallewell
A receita foi repassada de geração em geração pela família Reina que fabricava seus próprios licores, porém não comercializava. Foi então que nos primeiros anos do século XX, Domenico Reina montou um atelier onde começou a fabricação e comercialização do tão harmonioso licor.
Isso que é uma declaração de amor etílica. Eu recomendo. É doce, mas tem um saboroso cheiro e sabor forte de amêndoas.
Até a próxima.