Você sabia que a letra da música natalina, Jingle Bells, não tem nada a ver com o Natal realmente? É uma música que fala sobre mulheres, bebidas, pessoas bêbadas, muita diversão, etc. Confira!
Dia 18/12 e recebo uma mensagem: Luciano, escreve logo a tua coluna, porque publicá-la no dia 24/12 vai ser punk. Escreva sobre rock e músicas natalinas.
Músicas rockeiras e natalinas
Música de rock natalinas é mole: Ramones, Green Day, Beatles, Elvis, Twisted Sister, AC/DC, Raimundos, Garotos Podres, Queen, U2… Todas essas bandas possuem músicas natalinas. Fiz uma rápida pesquisa no Google e achei, no mínimo, mil artigos falando sobre esse assunto. Mais clichê impossível.
Continuei pensando no tema… Poxa, o Papo de Bar fala de quê? Que tal músicas natalinas que não tem nada a ver com o natal, mas com bebidas? Dificil né? Nem tanto.
Músitas etílicas e natalinas
Pensei na letra de Jingle Bells. Não na versão brasileira, eternizada pela ilustre Simone, mas na original, escrita em 1857. Me lembro que uma vez eu estava ouvindo e lendo a letra de Jingle Bells Rock (a mesma música em uma versão com guitarras, adição de rock ao título e algumas mudanças na letra) e pensei: cara, o que isso tem a ver com o natal???
WTF Natal?
Isso mesmo. A música natalina mais famosa do universo não tem nada, absolutamente nada a ver com o natal. Ela foi escrita em 1857 por James Lord Pierpont e seu título original é “One Horse Open Sleigh”.
O autor tem “Lord” em seu nome, e é o máximo que essa música chega perto do Senhor. Todo mundo conhece o primeiro verso, mas muitos não conhecem o segundo, que parece ser sobre … bem, você decide.
A day or two ago
I thought I’d take a ride
And soon, Miss Fanny Bright
Was seated by my side,
The horse was lean and lank
Misfortune seemed his lot
He got into a drifted bank
And then we got upsot.
Então ele convidou a senhorita Fanny Bright para um passeio e esta foi sentada ao seu lado. Ele foi rápido demais (se é que você me entende) e caiu em uma vala. Sei…
O terceiro verso consiste em um sujeito que passa em outro trenó sacaneando o casal. Em 1857 vemos um casal bebendo, namorando no trenó, caindo em uma vala e sendo sacaneado por quem passa. Super atual!
No quarto verso Lord Pierpont aconselha-nos a pegarmos as garotas, arrumarmos um cavalo mais rápido e darmos uma volta de trenó aberto (isso mesmo, o trenó é conversível) na velocidade máxima enquanto ainda somos jovens! Sensacional!
Natal é bebidas e diversão
Nada de papai noel, Jesus, presentes, árvores de natal e bonecos de neve. Só bebidas (eu suponho), mulheres e diversão!
Te soou como uma música natalina? Na minha humilde opinião a música fala de pessoas bebâdas (ou nem tanto) que saem por aí curtindo a vida. Mais Papo de Bar impossível!
Feliz natal galera!