A cerveja Itaipava vem crescendo bastante nos últimos anos, batendo de frente com a Ambev em alguns aspectos. Veja o que a Itaipava tem feito na área de Marketing, Eventos e investimentos em esportes.
Olá PdBs! Estava dando uma analisada na Itaipava. Não só a cerveja, que atualmente é distribuída por todo o país, mas no Grupo Petrópolis como um todo. Sua ousadia está mostrando que é possível crescer (e muito), mesmo num mercado dominado por uma gigante.
Itaipava, uma cerveja de Petrópolis
Créditos: Kenji Muto Quiróz
Moro no Rio de Janeiro, mas sou nascido e criado em Petrópolis, na região serrana do estado. Quando via a Itaipava, achava que era um produto regional e não conseguia enxergar um crescimento exponencial da marca. Vi que estava errado, quando os caras patrocinaram a equipe Brawn GP, de Barrichello, no GP de Interlagos em 2009. Ali me impressionei com o que estava acontecendo e penso que a AMBEV, a líder de mercado nacional, deve ter visto também.
O Grupo Petrópolis pensava grande. Pode ter começado antes essa expansão, mas analiso do ponto que me marcou. A principal cerveja do grupo estava em vários pontos do país e agradando ao paladar de muitos. E não só de cerveja vive o grupo, que possui também marcas de energético, isotônico e vodcas.
Investimento forte no Marketing da Itaipava
Créditos: Augusto dos Santos
Em 2013, o Marketing resolveu investir pesado. Além de ganhar mercado para suas cervejas, o TNT já patrocina atletas, grandes eventos, além da equipe Ferrari de Fórmula 1, novas ações são realizadas com outros produtos, o que obrigou a empresa a criar um departamento exclusivo de patrocínios. Antes, o departamento de mercado geria tudo.
Invasão da Itaipava no futebol brasileiro
Créditos: Gabriel Cayres
Das principais ações, destaco a aquisição de naming rigths de 2 estádios no Nordeste, que foram reformados para a Copa do Mundo. Foram 100 milhões de reais investidos em cada um para que as arenas levassem o nome da Itaipava. O Grupo quer uma fatia maior do mercado no nordeste brasileiro e para isso investirá quase 2 bilhões, além de construir fábricas na Bahia e em Pernambuco.
Itaipava e Porta dos Fundos
http://www.youtube.com/watch?v=gRzDZ4AVDpA
A última ação que me chamou atenção foi o product placement feito no vídeo do Porta dos Fundos. Os vídeos são sucesso da internet e a marca consegue aumentar sua visibilidade de forma natural e sem interrupções, como disse o diretor de mercado da empresa, Douglas Costa. A ação que já tinha funcionado no vídeo “Já volto”, será repetida no novo “Super Amigos”.
E assim a antes “pequena” Itaipava, segue crescendo e se popularizando. E eu, sigo admirando quem quer ser grande e corre atrás disso!
Aquele abraço!
Fontes: Exame e Máquina do Esporte