Importação de Cerveja triplicou nos últimos cinco anos

Uma coisa é certa: brasileiro gosta de cerveja. Não posso exagerar, ok, mas muitos não resistem a uma gelada no carnaval ou numa praia com os amigos. Mas além de gostar de uma cerveja gelada, o brasileiro está começando a se acostumar com novas cervejas, cervejas artesanais, tanto nacionais quanto as importadas. E os números é que dizem isso…

Salto gigante na importação de cerveja

Garrafa botando cerveja numa tulipa

Delícia!

Créditos: ????? ??????

Em 2007 as importações de cervejas eram de 11,8 milhões de litros e no ano de 2011 esse número chegou a 44,6 milhões de litros. Ainda não temos dados do ano de 2012, mas até outubro esse número estava em 38,5 milhões de litros. Mas temos a certeza que esse número de 2011 foi ultrapassado nesse ano de 2012, principalmente por causa do ritmo e no crescimento nos últimos meses do ano. Pra se ter uma ideia, o número aguardado é de 46 milhões de litros.

Bélgica e Alemanha no topo? Que nada, Holanda…

Garrafa da cerveja Heineken no escuro

Créditos: Stosh Lemberes

Penso logo na Bélgica quando falo de cerveja, mas também da Alemanha, por causa da nobre Oktoberfest, mas o que surpreendeu foi a Holanda estar no topo desses números de importações. Mas tem o grande motivo: Heineken. Ela tem agora uma presença bastante efetiva, com fábricas e tudo mais, fazendo com que esse número chegasse aos 20,9 milhões de litros.

Cerveja artesanal vs. cerveja “tradicional”

Ainda sim, esses números não chegam perto dos fodarásticos 12 BILHÕES de litros de cervejas nacionais das grandes cervejas da Ambev, Grupo Petrópolis, Schincariol, dentre outras. Mas mostra que o consumidor tenta pegar algo diferente, ter um algo a mais também no consumo de cerveja. E na minha opinião esse número de cervejas importadas artesanais vai crescer muito mais nos próximos 5, 10 anos.

Copos de cervejas artesanais cheios

Qual escolher?

Créditos: Bent-Lee Carr

E isso também é culpa da nossa curiosidade de meter a mão na massa e fazer hamonizações de cervejas com pratos fodásticos como faz o nobre The Butcher.

Finalizando

E você? Prefere o quê? Aquela cervejinha artesanal ou as tradicionais que são vendidas nos nobres bares e botecos”ruins”? Dê aqui sua opinião 😉

Abs.