Harmonizar cerveja artesanal com pastel

E ae meus nobres famintos por comida e cerveja boa, tranquilidade? Curioso com o título desse artigo? Eu também fiquei quando convidaram o Papo de Bar para participar dessa harmonização. Já participei de diversas, mas um evento com esse foco, pastel, me deixou bem curioso em como harmonizar cerveja artesanal com pastel.

O bom é que nós aqui do Rio temos um local com diversos pastéis deliciosos, bem conhecidos pelos cariocas, o Bar do Adão. Diversos sabores, alguns até inesperados, inusitados. Gosto muito de frequentar, levar meus amigos turistas para experimentar alguns dos diversos pastéis deles.

E como harmonizar cerveja artesanal com pastel?

Cerveja Jeffrey

O Bar do Adão é carioca, portanto, resolveu selecionar cervejarias daqui do Rio para formar uma harmonização totalmente carioca, tanto nos rótulos quanto na harmonização. Achei uma ideia bem sagaz, com a cara do Rio de Janeiro, principalmente porque aconteceu no Bar do Adão da Lapa, um dos meus bairros prediletos aqui do Rio.

Mas só teve cerveja artesanal nesse evento?

Aí que está, jovem padawan, não. Agora o Bar do Adão oferecerá os rótulos artesanais dessas três cervejarias cariocas aos seus clientes a partir de hoje, 26 de maio de 2015.

E quais cervejarias e rótulos serão esses?

Cerveja Therezopolis

A Therezópolis, que oferecerá seis rótulos: Gold, Elfenbein, Or Blanc, Ebenholz, Rubine e Jade; a Brassaria Ampolis, que oferecerá dois rótulos: Cacildis™ e Biritis™; e a Jeffrey, que oferecerá a Niña. Mas esses rótulos serão oferecidos, inicialmente, nas lojas do Grajaú, Copacabana, Botafogo, Lapa e Barra – Américas.

E a degustação?

Cerveja Cacildis e pastel

Foram seis cervejas, cada uma acompanhada de dois pastéis de sabores diferentes para fazer a degustação e harmonização. Segue abaixo os rótulos e pastéis/sabores servidos:

  • Jeffrey Niña – Imperator (salmão, cream cheese e cebolinha) e Francês (camarão, alho-poró e catupiry);
  • Therezópolis Gold – Castro (camarão com molho de limão) e Capixaba (bacalhau, camarão, ovo, azeitona e palmito);
  • Therezópolis Elfenbein – Brie, maçã e nozes e Caprese (muçarela de búfala, manjericão e tomate fresco);
  • Cacildis™ – Burger (carne, bacon, cebola roxa e queijo) e Atrevido (carne seca com queijo coalho);
  • Therezópolis Rubine – Costela de boi com creme de agrião e Italiano (tomate fresco, gorgonzola e rúcula);
  • Therezópolis Ebenholz – Temperado (shiitake, tomate, provolone, alcaparras e azeitonas) e Sonho de valsa.

De acordo com os organizadores, tudo foi planejado para o público que frequenta, harmonizar tudo certinho:

Um cardápio de harmonização dos pastéis com as cervejas foi criado para o público desenvolver o gosto pela artesanais, com o cuidado para que os ingredientes combinem e criem fórmulas únicas para a experiência ser perfeita, e que estará disponível nas lojas.

E o que você achou do evento?

Cerveja Therezopolis Rubine

Excelente! Os representantes do Bar do Adão estavam lá, os das cervejarias também, todos muito simpáticos e prestativos, querendo saber de como estávamos, o que achamos das escolhas dos rótulos e a harmonização com os pastéis. As harmonizações que eu mais gostei foram o da Jeffrey com o Imperator, Therezópolis com o Castro e a Rubine com o pastel de Costela de Boi. Mas eu sou suspeito de falar, pois amo camarão e costela, tanto de porco quanto de boi.

Finalizando

Aproveitem que começou hoje o oferecimento de cervejas artesanais com seus respectivos pastéis, foi uma experiência bem sagaz, algo que eu nem imaginava que seria tão proveitosa. Isso graças aos sabores diferenciados dos pastéis e escolha sagaz das cervejas artesanais, principalmente por serem cariocas.

E você, por acaso já tentou harmonizar cerveja artesanal com pastel? O que achou da ideia?

Aquele abraço.