Veja o que rolou no Festival Brasileiro de Cerveja que aconteceu nos dias 25, 26 e 27 de novembro no Parque Vila Germânica em Blumenau/SC.
Adoro essa cidade, tudo é desculpa para beber!
Essa frase carregada com sotaque paranaense, ouvi no último dia do Festival Brasileiro da Cerveja no Parque Vila Germânica em Blumenau/SC, que surgiu com o intuito de proporcionar aos visitantes a oportunidade de conhecer, avaliar e degustar os produtos da industria cervejeira.
O Festival Brasileiro da Cerveja e as marcas de cerveja
O Festival rolou nos dias 25, 26 e 27 de novembro e contou com cerca de 50 marcas de cervejas nacionais e importadas. Uma das cervejarias que estiveram no festival foi a Cervejaria Coruja do Rio Grande do Sul. A cerveja possui uma embalagem inovadora: é um frasco de remédio antigo.
Mas este não é o grande diferencial. Além de ter ganhado por dois anos seguidos o título de melhor cerveja de Porto Alegre pela revista Veja, a empresa ainda dissemina cultura por onde passa, divulgando exposições culturais ou apoiando o lançamento de curtas-metragens. A cervejaria ainda faz questão de ajudar a preservar o meio ambiente. Possui porta copos de fabricação própria com 80% de folhas de bambu.
Também marcaram presença no festival, as cervejarias Sankt Gallen e Therezópolis, primeira cervejaria da baixada fluminense elaborada pelo imigrante dinamarquês Alfred Claussen. Não podemos esquecer a alemã Weihenstephaner, a cervejaria mais antiga do mundo e da Das Bier, eleita recentemente a melhor choperia do Vale do Itajaí (SC), segundo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Blumenau e região.
Lugar pra comer? Tem?
Lógico! O espaço gastronômico também fez parte da festa trazendo todas aquelas comidinhas de boteco que já conhecemos. A música, é claro, não podia faltar! Nos três dias de festival ouvimos rock, MPB, tango, chorinho e muito samba. Isso tudo além de palestras com especialistas no mundo da cerveja.
Então eu quero Bis
O público pediu bis e não há dúvidas quanto a realização de mais uma edição deste festival que provavelmente vai acontecer na mesma época no próximo ano. Os organizadores prometem um espaço mais amplo e uma divulgação Brasil afora. Para quem já visitou a Oktoberfest, uma ressalva: os dois eventos se complementam, mas são diferentes. E as diferenças entre os eventos serão reforçadas a cada edição.