Elas criaram! A Black Princess FemAle nasce com mulheres participando de todas as etapas do processo de produção da cerveja. Confira!
Bem vindos, amigues PdBs! Hoje vamos falar sobre mulheres diretamente atuando na produção de cervejas. A Black Princess FemAle é a primeira cerveja feita só por mulheres do Grupo Petrópolis. O rótulo fará parte da linha de cervejas sazonais da Black Princess e terá 100% da venda destinada a instituição que combate à violência contra a mulher.
Só pelo que escrevi até aqui, já quero beber uma FemAle. Ou várias 😉
Conte-me mais sobre a Black Princess FemAle
A Black Princess Strong Golden FemAle é feita por mulheres, da brassagem ao envase. Esse lançamento marca a consolidação de um importante pilar da marca Black Princess – a valorização feminina em todas as esferas, o apoio constante pela equidade de gêneros e no combate à violência contra a mulher. Toda a renda obtida com a venda do primeiro lote do rótulo será revertida para a ONG Tamo Juntas, organização social composta por mulheres que prestam assessoria multidisciplinar (jurídica, psicológica, social e pedagógica) gratuita para mulheres em situação de violência.
A presidente da Tamo Juntas, comentou sobre a importância do apoio:
A violência contra as mulheres é uma questão urgente em nosso país que tem exigido uma postura comprometida para o enfrentamento por parte do Estado e da sociedade. No ano passado, a cada um minuto foi feita uma ligação para o 180, canal de atendimento que registra denúncias de violência contra as mulheres. A ‘Tamo Juntas’ é uma organização feminista que oferece assessoria multidisciplinar gratuita para mulheres em situação de violência e vulnerabilidade social. A Organização atua no combate à violência de gênero e no fortalecimento das mulheres buscando oferecer suporte qualificado para que possam acessar à justiça e serviços de proteção. Estamos felizes em ver a Black Princess abraçando essa causa, sobretudo com uma cerveja que fortalece e prioriza as mulheres em todo processo
A FemAle, vem da escola belga e foi desenvolvida tendo à frente duas mestres-cervejeiras do grupo: Keilane e Liane.
Um pouco sobre a trajetória da Keilane Poltronieri
Keilane é engenheira de Alimentos e entrou no Grupo Petrópolis em 2014 como trainee de Controle de Qualidade. Aprendeu a trabalhar em todas as áreas do Industrial e, em 2018, foi para Blumenau fazer o curso de Cervejeira Técnica (foi parte da primeira dupla de mulheres cervejeiras formadas pelo Grupo Petrópolis). Após se formar, voltou para a unidade de Petrópolis em 2019 e assumiu o cargo de Coordenadora de Processos, em que lidera toda equipe do Processo da Unidade de Petrópolis.
E agora é sobre a Liane Bemme
Formada em Engenharia de Alimentos, a Liane conheceu o GP e o mundo de cerveja por meio do processo de trainee. Iniciou sua carreira na área de qualidade, mas o encanto pelo chão de fábrica não demorou a acontecer. Se formou Sommelier de Cervejas e Cervejeira Técnica. Fez parte da primeira dupla de mulheres cervejeiras formadas pelo Grupo Petrópolis. Liane criou raízes em meio a operação e tem muito orgulho de ter sido parte desse importante marco. A satisfação aumenta ao ver que hoje, sete anos depois, nasce a Strong Golden FemAle!
E mais mulheres no produção da cerveja… viva!
Todas as mulheres do time da marca Black Princess estiveram à frente do projeto, desde a concepção. O rótulo foi desenhado pela ilustradora Tami Lemos, criadora do movimento Crie como uma Garota, e traz referências à força feminina, ao empoderamento e ao combate à violência contra a mulher. O número 180 do disque denúncia contra a violência feminina também está em evidência no rótulo.
Também participaram do desenvolvimento desse rótulo as cervejeiras Elizabeth Bogenia e Fidelcina Moreira, as trainees da área Industrial Bruna de Mello Tristão e Nathália Santos de Assis e a Especialista Sensorial e Sommelier Ana Paula Nicolino.
Eliana Cassandre, head de marketing da Black Princess e do Grupo Petrópolis, destacou a importância desse lançamento:
O mundo da cerveja está cada vez mais aberto a um público de paladar aguçado e exigente: as mulheres! Sommelières, mestres-cervejeiras, produtoras caseiras ou somente apaixonadas pela bebida se multiplicam pelo país e ganham protagonismo nesta cena. O Grupo Petrópolis se orgulha de ter mulheres em todas as etapas de produção de suas cervejas, em todos os cargos: da linha de produção à vice-presidência da companhia.
E a cerveja Black Princess FemAle?
Como uma boa Strong Golden Ale, a Black Princess FemAle é uma cerveja complexa e delicada, dourada como o ouro, forte e coberta por uma espuma branca e cremosa. Os compostos produzidos pela levedura de alta fermentação remetem a frutas e especiarias, que se misturam às notas dos maltes. O lúpulo em flor contribui com delicado aroma floral e sabor condimentado.
No paladar é uma cerveja potente, mas ao mesmo tempo equilibrada. O teor alcoólico de 7,4%, e o amargor de 36 IBU estão muito bem balanceados à intensidade de aroma, sabor e carbonatação. A temperatura ideal para ser servida é entre 6,0 e 8,0°C, no copo Globet.
Harmoniza com…
A Black Princess FemAle vai bem com frutos do mar – caranguejo, lula, lagosta, camarão e bacalhau, além de truta e salmão com alcaparras ou com molho de maracujá. Queijos como canastra, gruyère, gouda, parmesão/pecorino e roquefort caem muito bem acompanhados pela FemAle. Comida tailandesa e massas com molho pesto ou vermelho também harmonizam muito bem com a bebida.
Ou com o que você preferir.
E como o fim do ano se aproxima (mas já?!), as comidas das festas natalinas fazem um match perfeito com a FemAle: paellas, assados de peru, pato e chester, vitela, panetone, cheesecake de damasco, chocolate branco e torta de cerejas.
Onde compra a Black Princess FemAle?
A Black Princess FemAle será comercializada em long necks a partir de novembro, no site Bom de Beer e na Black Princess House, em São Paulo.
Para melhorar…
O lançamento da FemAle também aproximou a marca do Festival Feira Preta, um dos principais e maiores eventos de cultura negra da América Latina, que completa 20 anos de existência no próximo mês e trará novidades com a Black Princess. Parceria promete ser boa!
A FemAle vai integrar a seleção de cervejas sazonais da marca, que já conta com a Braza Hops, produzida com lúpulo brasileiro próprio cultivado pelo Grupo Petrópolis, a Be.Witbier, a Bohemian Pilsner e a Gimme Fire.
Finalizando
É motivador ver mulheres produzindo cervejas do início ao fim. Seja em cervejarias menores ou grandes grupos cervejeiros, elas tem que estar inseridas, participando, estudando, aprendendo, crescendo e criando, afinal fazer cerveja é uma arte.
A FemAle é uma cerveja que nasce marcante, consciente e fazendo o bem. Seja muito bem vinda! #Cheers e aquele abraço!