Um pouco sobre a história do vinho e principalmente sobre o maior evento sobre o vinho do Brasil, a ExpoVinis Brasil. Na sua 15ª edição, vem com muito conteúdo. Confira!
Créditos: Alexey Fursov
Em latim, Gaius Plinius Secundus, este filósofo naturalista já traduzia a mensagem “IN VINO VERITAS” do abstrato sensorial, para a ótica da poesia. A partir deste momento marcava para sempre a história, executando incoscientemente uma tarefa complexa. “Plinio, o velho” tinha nada mais, nada menos, que: Conceituado uma sensação. No vinho a verdade.
Aula de vinho…
Em uma página, não temos o direito de tentar dar uma aula sobre vinhos, até por que seria indispensável decifrar aromas, definir temperaturas, dialogar sobre as opções de harmonização, mostrar a diferença da uva X para a Y entre outros tantos ricos detalhes que fazem o mundo do vinho exaltar charme e bom gosto.
Seis Momentos importantes da história do vinho
Créditos: Rodolfo Fracalossi Paes
- A Babilônia já tinha leis que tratavam da exportação de vinhos e A Epopéia de Gilgamesh, mais antigo texto literário conhecido, data do século XVIII antes de Cristo.
- Na Grécia e em Roma, o vinho tinha sua origem cercada de lendas. Já no Egito antigo inscreviam nas jarras informações sobre a safra, a vinha de proveniência e o nome do vinhateiro – eram os primeiros rótulos.
- As primeiras vinhas foram provavelmente plantadas onde hoje se localiza a junção entre Turquia, Armênia e Geórgia e datam de aproximadamente 7 mil anos atrás. Em muitos lugares, o vinho não teve a importância que teria entre nós. A China conhecia o vinho, mas não o explorava muito. Existiram vinhas na Pérsia e na Índia, mas sem deixar grandes vestígios. Os povos nativos da América pré-colombiana não chegaram a descobrir o vinho, apesar da existência de espécies nativas de uva.
- O vinho se incorporou à civilização ocidental de maneira muito profunda, mais do que em outras culturas. Isso é devido à importância ritual que os gregos e, depois deles, os romanos deram à bebida. Dionísio, deus grego do vinho, era então cultuado. O vinho é constantemente citado no Velho Testamento da Bíblia, ora como um prazer, fonte de delícias, ora como um vício a ser evitado. São 146 citações.
- No século XIV, o comércio de vinho era intenso. As exportações de Bordeaux eram tão importantes que só seriam superadas em 1979. Apenas por volta do século XVII surge uma nova perspectiva para o vinho: a experiência estética. Era o advento de uma classe social com dinheiro e ávida por sensações. Por essa época já eram conhecidas as técnicas para envelhecer e melhorar o vinho: era o início do vinho fino.
- O Brasil e o Vinho No ano de 1997 foi instituída a Lei nº 10.989, de 13.08.1997, que além de fixar os objetivos da política e regulamentar a produção de uva, vinho e seus derivados, criou o Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura – Fundovitis. Com a criação deste Fundo, gerou-se uma fonte de recursos específica para aplicação nas deficiências existentes no setor, dentre as quais podemos citar a fiscalização e ordenamento da cadeia produtiva.
E de onde veio essa história de brindar?
Créditos: Bookt.com
O brinde só se popularizou no século XVI, na Inglaterra. Em inglês, o termo significa “toast” (torrada), que vem do hábito de colocar pão torrado num cálice.
Ao beber à saúde de alguém, era preciso beber todo o vinho para então alcançar a torrada embebida.
Já falamos aqui sobre a história do brinde, do famoso tim-tim aqui no Papo de Bar. E hoje em dia essa questão é muito mais prosaica. O brinde é usado na celebração e em grandes acontecimentos em que o contato com os copos indica o desejo de união, paz e alegria entre os presentes.
Personalidades imortais e citações emblemáticas sobre o Vinho
- “In vino, veritas” (No vinho, a verdade) (Plínio, o Velho)
- “Nas vitórias, é merecido, mas nas derrotas é necessário” (Napoleão Bonaparte, sobre o Champanhe)
- “O bom vinho é um camarada bondoso e de confiança, quando tomado com sabedoria.” (William Shakespeare)
- “O vinho é composto de humor líquido e luz.” (Galileu Galilei)
- “O vinho alegra o coração do homem; e a alegria é a mãe de todas as virtudes.” (Goethe)
- “Uma das desvantagens do vinho é dar palavras aos pensamentos.” (Samuel Johnson)
- “Boa é a vida, mas melhor é o vinho” (Fernando Pessoa)
Esta breve sintese teve como objetivo mostrar que existe um universo de sensações as quais envolvem o vinho, lembrando que estamos a poucos dias de um evento, um wine tour que vai fazer São Paulo, o Brasil e a América Latina vivenciar e voltar todas as atenções ao vinho.
Contagem regressiva: ExpoVinis Brasil prepara taças e saca-rolhas para sua 15ª edição
Entre os dias 26 e 28 de abril o Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte muda seus tons e ganha novos aromas. O local foi escolhido, como cenário para
a edição de 2011 do ExpoVinis Brasil, o mais representativo evento de vinhos da América Latina e um dos 10 mais importantes do mundo para o setor.
Na rota do wine business há 14 anos, em 2011 a 15ª edição do ExpoVinis Brasil promete superar o sucesso da ‘safra’ anterior. No ano passado foram 300
expositores, cerca de 16.500 visitantes. Veja mais informações sobre a 15ª edição do ExpoVinis Brasil
E você pode participar do evento
O Papo de Bar junto com a ExpoVini vai sortear cinco convites para visitar a feira de graça. Os ingressos te dão direito a comparecer nos três dias do evento. Mandarei mais detalhes para os vencedores.
E como participo?
Simples, tuite a seguinte frase:
Eu quero ir pro ExpoVinis Brasil que o @papodebar_ está sorteando http://bitw.in/sN5
Claro, siga o @papodebar_ no twitter 😉 Mandem ver, mas só pra constar, é só o ingresso que daremos, se você for de outro lugar que não seja São Paulo, terá que bancar sua passagem e estadia.
Aquele abraço e boa sorte.