Conheça o ELA, um coletivo cervejeiro feminino que surgiu com a ideia de acabar com o machismo relacionado à produção e consumo de cerveja. Confira agora!
E aí, nobres cervejeiros e cervejeiras. Vira e mexe nós postamos aqui no PdB que o público feminino está cada vez mais forte no mercado cervejeiro. O ELA, coletivo cervejeiro feminino é a prova disso.
Nós mesmos aqui do PdB abrimos muito mais espaço para as mulheres fãs de cerveja, tanto a Dona Cervejeira, Senhorita Cerevisae e a Etanólica são provas disso.
Com essa ideia surgiu o ELA
Exatamente, um grupo de amigas resolveu criar o coletivo para enaltecer e alavancar ainda mais o esforço e trabalho que as mulheres estão fazendo no mercado. E isso inclui o machismo presente nas propagandas, dentre outros.
Pra mostrar o resultado desse trabalho elas vão lançar no Booze Bar, na Lapa, às 19h, uma cerveja homônima. Será lançada nessa quinta, dia 25 de agosto.
E qual o estilo da cerveja da ELA?
Foi aí que elas ousaram ainda mais, criaram uma American Barley Wine, uma variação do estilo Barley Wine, que eu gosto bastante. É bem mais amargo, pra mostrar que as mulheres também curtem cervejas que não sejam suaves, doces.
É uma porrada líquida com 10% de graduação alcoólica e que tem maltes torrados (gosto muito) e lúpulos americanos (entendeu o American?) tanto de aroma quanto de amargor.
Verba para ajudar as mulheres
O mais maneiro é que o lucro da venda da cerveja será para ajudar entidades que ajudam mulheres vítimas de violência.
Aline Smaniotto Tiene, gerente comercial e de marketing da Cervejaria Dádiva e uma das idealizadoras do projeto, disse o seguinte:
“Essa história de peito e bunda na cerveja já deu, né? Estamos no mundo da cerveja tanto quanto eles, trabalhamos tanto quanto eles e precisamos de respeito.”
Tudo isso devido ao machismo que envolve as propagandas de cerveja, que sempre vinculam mulheres seminuas em suas propagandas.
O coletivo ELA é formado por professoras, especialistas, empresárias, dentre outros ramos, mostrando que elas metem a mão na massa com muita qualidade.
E elas mesmas que meteram a mão na massa, quer dizer, no malte. Todo o trabalho sujo, toda a parte trabalhosa foram realizadas por elas mesmas.
E parabéns para a Cervejaria Dádiva, que cedeu o espaço e os equipamentos para elas realizarem esse sonho e iniciativa.
Finalizando
No mês que vem o lançamento será em Curitiba, no dia 3 de setembro, às 15h, na Cervejaria Masmorra. Também teremos lançamento em Porto Alegre, no dia 6, às 18h, na Penz Bier.
Acho bem foda essa iniciativa e acho que deve ser levado também para o nordeste, onde as mulheres sofrem bastante com essa estereotipagem.
O que acharam?
Vimos com a galera do Saideira.