Veja o que rolou no evento Diageo World Class Competition de 2014, uma competição nacional pra grande final, no Reino Unido e de padrão mundial de drinks.
O Papo de Bar esteve presente na segunda etapa do Diageo World Class Competition no dia 19/05. Oito finalistas competiram por uma das 50 vagas na etapa mundial, que vai rolar no Reino Unido de 26 de julho a 02 de agosto e o vencedor daqui leva o título de melhor bartender do Brasil.
O vencedor do Diageo World Class Competition vai competir no Reino Unido
Conversei com o embaixador da Diageo no Brasil, Murilo Marques, que explicou que um dos intuitos dessa competição é dar destaque para o trabalho desses profissionais tão criativos.
Entre os finalistas estavam: Braynner Scherz, do restaurante Loft, representando Recife, Ed Carneiro, de Campinas e representando São Paulo: Matheus Cunha (The Sailor Pub), Patrick Jardim (bar.), Laércio Silva (La Maison Est Tombeé), Kennedy Nascimento (Epice), Adriana Pino (Candela), e Jairo Gama (Jet Leg Pub).
A primeira etapa da final aconteceu na parte da manhã, onde os competidores tiveram que mostrar 2 criações pessoais, uma utilizando a vodka Cîroc e outra, o gin Tanqueray, em diferentes momentos. Foram avaliados os seguintes itens: criatividade, equilíbrio dos sabores, apresentação do drink, habilidades técnicas, expressividade do destilado e tempo de apresentação. Entre os jurados estava Erik Lorincz, embaixador mundial da Diageo e vencedor da etapa mundial do World Class em 2010.
Na parte da tarde, foram selecionados 5 finalistas para a última etapa: Jairo Gama, Kennedy Nascimento, Laércio Silva, Patrick Jardim e Matheus Cunha.
Esta etapa final foi composta por um desafio, onde os participantes receberam um briefing para a criação de 2 drinks inéditos. Eles tiveram 10 minutos para selecionar 10 ingredientes para a concepção.
Concepção dos drinks
Na primeira fase da etapa final, os competidores tiveram 50 minutos para elaborar uma releitura dos clássicos Old Fashioned, Mint Julep ou Whiskey Sour, utilizando o whiskey Gold Label Reserve. Em seguida, deveriam fazer a apresentação e a preparação do drink para os jurados.
Drinks da primeira fase da etapa final do Diageo World Class Competition
Na segunda fase da etapa final eles tiveram mais 50 minutos para criar um punch (ou ponche), utilizando o rum Ron Zacapa, seguido de apresentação e elaboração para os jurados.
Drinks da segunda fase da etapa final
O grande vencedor e agora o Melhor Bartender do Brasil foi Laércio Silva, mais conhecido como Zulu, do La Maison Est Tombeé. O segundo lugar ficou com Kennedy Nascimento, do Epice, e o terceiro lugar, com Matheus Cunha, do The Sailor Pub.
Zulu irá representar o Brasil na etapa final no Reino Unido. O Papo de Bar deseja uma boa disputa a ele!
Veja o que mais rolou no evento: