Algumas curiosidades interessante sobre a cerveja, bebida adorada por todos no Brasil e no Mundo. Desde a mais velha, fabricação, leis, ingredientes, temperaturas, entre outros.
Sempre bom falar de cerveja, não é verdade? Não é melhor do que beber, lógico, mas nesse momento você pode estar na frente do micro, no trabalho, onde não é possível, no momento, beber uma. Já que é assim, vamos falar um pouco dela, algumas curiosidades.
Quando foi produzida a primeira cerveja do mundo?
Inscrições de baixo relevo no Museu Egípcio de Bruxelas mostram que há 400 mil anos os egípcios já produziam cervejas como a de Notabeln. Mas, na pré-história, uma massa de pão líquido, cozido e fermentado já fazia sucesso.
Qual é a cervejaria mais antiga do mundo?
É a alemã Weihenstephan. A cervejaria já funciona desde o ano 1040 e também é conhecida como Centro de Ensino de Tecnologia de Munique (TUM), onde há cursos de Mestre Cervejeiro.
O que é Lei da Pureza Alemã?
Foi a lei decretada pelo Duque Guilherme IV da Baviera em 1516, que determinou a regulamentação do processo de fabricação da cerveja. Isto significa que a cerveja deve ser fabricada apenas com os principais ingredientes: água, lúpulo e cevada. A levedura não era conhecida naquela época.
Qual é a temperatura ideal da cerveja?
Por volta dos 8° C e com espuma, para manter as características típicas da bebida. Mas claro, isso varia de acordo com o estilo e local, por exemplo, aqui no Brasil as pilsens são consumidas bem mais geladas por causa do clima. Veja mais detalhes sobre temperaturas ideais para as cervejas.
Falando em espuma…
Além de ajudar a manter a temperatura constante, o ‘’colarinho’’ é representante de boa qualidade. No Brasil, é difícil alguém beber cerveja sem espuma (acho que só eu faço isso!). Porém, países do Reino Unido comumente consomem chopes ou cervejas sem espumas, já que o visual da cerveja não possui o mesmo significado para eles.
Cerveja dá barriga?
Não! O problema está no que você ingere enquanto bebe (mas quem em é que toma uma(s) breja(s) e não come nada no boteco?). Cerveja tem 0% de gordura e ainda reduz o risco de doenças cardíacas, diabetes do tipo 2 e ainda fortalece os ossos.
Quanto devemos beber para aproveitar os benefícios da cerveja?
Cerca de 1g por kg de peso, o que, fazendo as contas… é pouco!
Qual é o país que mais consome cerveja per capita?
É um país minúsculo chamado República Tcheca, inclusive já citado por aqui. O Brasil está na 33ª posição.
Fonte: Arte e ciência da cerveja (não há autor, o livro é da fábrica da Kaiser!)