Conheça alguns copos de Sake, como o Massu, o Sakazuki, o Tokkuri, o Guinomi e o Ochoko. Veja a história dos copos de Sake, como beber e onde encontrar cada um dos copos de Sake.
Ei você aí que se adora tomar sake na caixinha! Massu é como os japoneses chamam esta caixinha de madeira que 99% dos restaurantes japoneses utilizam para servir sake. E vamos falar dele e de outros copos de Sake.
Copos de Sake: Massu
Créditos: Raul Queiroz
Você sabia que no Japão já não é comum tomar sake no massu? Pelo menos em restaurantes e bares. O massu originalmente é uma medida padrão de arroz (mais ou menos a quantidade que uma pessoa consumia por refeição). Funcionava um pouco como a nossa xícara só que com a capacidade de 180ml. Os comerciantes também usavam como medida para outros produtos como vinagre. Era muito comum, todas as casas tinham um então, pela praticidade, passaram a ser utilizados para servir sake. Como antigamente eles eram produzidos com cedro japonês, o forte aroma da madeira afetava e até complementava o sake mais rústico.
Hoje, porém, os sakes são mais refinados e delicados e o aroma da madeira já não é interessante. É verdade que existem versões de plástico, vidro ou laqueadas do massu que não afetam o aroma, porém os japoneses desenvolveram os mais variados copos para sake. O massu ainda é utilizado em cerimônias de inauguração quando geralmente se quebra um barril de sake que é oferecido aos convidados. Em restaurantes pode ser utilizado como base de um copo, como esse aqui:
Copos de Sake: Sakazuki
Créditos: Harry Pulley
Esta pequena taça é mais rasa e pequena. Não dá para servir muito sake nela, mas esse é o intuito mesmo. O sakazuki é utilizado em cerimônias especiais como casamentos shintoístas e budistas, ou para selar compromissos. Não é muito utilizado no dia-a-dia, mas em algumas reuniões para fechamento de negócios é comum ver executivos servindo uns aos outros como demonstração de cortesia. O tamanho reduzido permite que essa troca de gentilezas aconteça diversas vezes durante o encontro.
Copos de Sake: Tokkuri e guinomi
Créditos: Pavel Voronenko
Esse conjunto é bem comum no serviço de sake, principalmente quando aquecido. Os tokkuris (garrafinhas) e guinomis (copinhos) podem ser feitos de diversos materiais como vidro, cerâmica e porcelana. Os de vidro são melhores para sakes resfriados e os de cerâmica e porcelana para sakes aquecidos. Podem ter formatos diferentes também, mais cheinhos ou mais esguios.
Copos de Sake: Ochoko
O ochoko é como um guinomi, só que com formato cilíndrico e menor. Também é bastante usado. Um tipo especial de chokko chamando kiki-chokko é usado em degustações e competições. O oficial é maior e comporta 180ml, mas existem miniaturas também. Esse copo tem dois círculos concêntricos azuis no fundo que ajudam degustadores a identificar mudanças na coloração, turbidez e resíduos.
Finalizando
Além desses recipientes tradicionais, é possível degustar sakes em vidro ou cristal. Um sake premium bem aromático vai bem em uma taça de vinho branco, um sake espumante em taça de espumante e um sake mais alcoólico com gelo num copo old-fashioned.
Nossa percepção da bebida muda de acordo com os copos utilizados, vale testar o que te agrada mais.
Kampai!