Cada estilo de cerveja tem um tipo de copo específico, porém, não é fácil ter todos eles. Para esses casos é sempre bom ter Copos Curingas para as cervejas, onde quebram um bom galho caso não tenha o copo específico.
No último post por aqui, expliquei a importância de haver um corpo certo para cada estilo de cerveja e como isso pode influenciar em toda a sua experiência com essa apreciada bebida. Pois bem, cá estou eu novamente para ajudar os amigos numa missão mais que sinistra: Copos Curingas para cervejas.
Copos Curingas para cervejas?
Sim, copo curinga. O ideal, caros leitores, é que tenhamos em nosso bar copos que comportem cada cerveja e seu respectivo estilo. Mas, como já disse no outro post, não é porque não temos esse copo que deixaremos de beber a cerveja. Se você quiser que sua experiência seja pelo menos o mais próximo do que seria com um copo adequado, faz-se necessário que você adquira pelo menos três modelos de copo para as principais cervejas que costuma degustar.
Supondo que você aprecie três estilos distintos de cerveja e por isso os consuma em maior quantidade, sendo estes: ALE, WEISS/WIT e BELGIAN STRONG ALE. Como proceder?
Copos Curingas para cervejas do estilo Weiss
O copo weizen apresenta a cerveja ao seu paladar, e eu acho que seria nada a ver você usar um copo de requeijão pra isso. Para com isso! O copo específico para uma cerveja estilo Weissbier, é um copo de base estreita, um pouco mais comprida, com a parte superior de circunferência mais ampla que a base e com o orifício (ui) um pouco mais fechado.
Por que isso?
Ele é um copo maior, porque vai comportar toda ou quase toda a sua garrafinha de cerveja (se você souber servi-la da forma correta, papo pra outro post). Ela vai se manter ali, linda, com seu generoso colarinho (creme) e corpo, sendo refrescante e bem amada por você. Para as cervejas estilo WitBier, um copo similar em escala menor, como o da querida Blanche de Bruxelles, também pode ser adquirido.
No caso da cerveja Hoegarden (outra máxima no que tange às cervejas Wit), o copo é diferentão, mais uma coisa voltada para o marketing e tal, mas permite que a sua experiência seja plena.
Copos Curingas para cervejas do estilo Ale, Pale Ale, Ipa e etc
Pint, Half Pint e Caldereta. Esses são os nomes que vocês devem buscar nas lojas de louças, senhores. Copo tradicional da escola britânica cervejeira, o Pint pode ser carinhosamente chamado de Becker também. Fácil de encontrar, e se adapta a vários outros estilos e subestilos de cervejas. Comporta de 300ml (half/caldereta) a 500 ml ou aproximado a isso (475ml na medida inglesa). Fará com que você aprecie sua cerveja da seguinte forma: cor, turbidez ou ausência dela, corpo, creme e aaaaaaaaaaaah sabor!
Copos Curingas para cervejas do estilo Belgian Strong Ale
Créditos: alyson
Copinho tulip! Esse gordinho, rechonchudo e cadeirudo recipiente! Morro de amores por ele… Tem o bumbum redondinho, bojudinho mesmo, base de taça e um ligeiro afunilamento próximo à boca do copo. Permite sua Belgian Strong Ale ficar mais atraente que tudo! Sua experiência vai consistir na divisão de creme, corpo, captação de aromas, agitar a cervejas em movimentos circulares entre um gole e outro e viajar na cerveja.
Ideal para Strong Ales, Barley Wines, Bocks, Eisbock e Stouts. Particularmente, acho que uma Imperial Stout servida no tulip fica irresistível! 😉
Agora aproveite a loira em copos Curingas para cervejas
As dicas foram dadas, e agora espero que um copo de requeijão se dirija à sua boca apenas para beber água na casa daquele amigo que começou a morar sozinho tem 15 dias ou se você for daqueles que não consegue beber café em caneca. Fora isso, cada cerveja no seu copinho, hein?
Nota: Logicamente, existem outros estilos tão apreciados como estes mencionados por aqui, mas quis me ater aos estilos e copos que fazem parte do nosso primeiro contato, das primeiras experiências em cervejas especiais, para quem está começando a montar seu bar, sua coleção de copos e etc. Cerveja é coisa séria sim, e o tom de brincadeira no post foi apenas por carinho à bebida. Respeitem suas cervejas, respeitem suas experiências, respeitem toda a cadeia de processos que traz excelentes exemplares da bebida à sua mesa, seja em casa ou no bar com os amigos. Existe muita coisa envolvida para que a sua experiência seja perfeita. Permita que seja! 😉