Conheça o prato mais carioca de todos, o Filé Oswaldo Aranha, que é uma homenagem ao diplomata, que sempre pedia o mesmo prato no restaurante Cosmopolita. Veja os ingredientes e aprenda a fazer.
Viver é a melhor e mais bela forma de morrer.
Com essa bela frase que começamos nossa receita de hoje. mas vocês me perguntam: Por que isso? Por causa do Filé Oswaldo Aranha.
Filé Oswaldo Aranha, o prato mais carioca de todos
Créditos: Geppos Restaurante
Nossa receita de hoje é o prato mais carioca de todos os tempos e o nome desse prato é em homenagem ao ilustre diplomata Oswaldo Aranha, autor dessa e de inúmeras outras frases. Ok, mas por que ele tem um prato em sua homenagem? Então senta que lá vem história…
A história do Filé Oswaldo Aranha
O prato recebeu esse nome em homenagem ao diplomata brasileiro Osvaldo Aranha, que entre as décadas de 1930 e 1940, costumava almoçar no restaurante Cosmopolita, cujo apelido era “Senadinho” na Lapa, Rio de Janeiro, local de concentração de políticos na época. Ali o diplomata costumava almoçar o prato que levou seu nome. Oswaldo Aranha também pedia o mesmo prato no Café Lamas, que na ocasião também o incorporou ao cardápio.
Boa! Você já sabe o motivo do nome, mas e a receita, você sabe?
Deixa com o Butcher! Os ingredientes abaixo são para 4 pessoas (ou dois The Butcher 🙂 )
Ingredientes para o Filé Oswaldo Aranha
Créditos: clkao
- 4 bifes de filé mignon alto (cerca de 200 g cada)
- 4 colheres (sopa) de manteiga sem sal
- 10 dentes de alho macerado frescos
- Sal e pimenta-do-reino
- 3 colheres (sopa) de azeite
Modo de preparo do Filé Oswaldo Aranha
Aqueça uma frigideira, de preferência grossa (ferro), e ponha a manteiga. Quando a manteiga derreter, ponha os bifes e corrija o sal e a pimenta, deixando o bife fritando por 4 minutos de cada lado. Em outra panela, aqueça o azeite e ponha o alho macerado até dourar. Ponha os bifes em uma travessa e regue os bifes com o alho dourado.
Ingredientes para a Farofa
Créditos: Jean-Michel Dentand
- 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
- 1 cebola pequena picada
- 1 xícara de farinha de mandioca crua
- 3 ovos misturados (gemas e claras)
- Salsa e cebolinha picados
- Sal e pimenta-do-reino
Modo de preparo da farofa
Em uma panela aqueça a manteiga e ponha as cebolas. Quando as cebolas estiverem translucidas, ponha os ovos e espere até eles estiverem durinhos. Quando eles estiverem prontos, ponha a farinha de mandioca crua e misture bem até ficar bem misturado. Corrija o sal e a pimenta, acrescente a cebolinha e a salsinha e pronto.
Dica do Butcher: pode acrescentar bacon, mas ai sugiro não usar manteiga, use o próprio bacon pra deixar a farofa molhadinha, frite o bacon com as cebolas. Você também pode incrementar sua farofa com azeitonas e pimentões verde picados.
Ingredientes para as Batatas Portuguesas
Créditos: Mario Amaya
- 2 batatas grande cortadas em rodelas de 1/2 cm
- 1 pimentão cortado em tiras
- Endro em sementes (endro é uma erva aromática, também conhecido por aneto ou dill. É muito usado na cozinha sueca, finlandesa, russa e polaca para aromatizar salmão e batatas)
- Sal e pimenta-do-reino
- Óleo para fritar
Modo de preparo das batatas portuguesas
Aqueça o óleo em uma frigideira e frite as rodelas de batata até dourarem. Retire e deixe secar em papel toalha. Coloque o pimentão e frite um pouco. Retire e misture com a batata e tempere e salpique endro à gosto.
Qual cerveja harmoniza com o Filé Oswaldo Aranha
Recomendamos a Schmitt Barley Wine, uma cerveja de coloração âmbar, bastante turva. Colarinho branco denso e persistente. Notas cítricas, com cravo e lúpulo no sabor. Aroma floral. Lembra uma Weiss, porém é bem mais encorpada. Mas eu também aconselho um bom chopp Brahma, fica perfeito.
Finalizando
Galera, aconselho a todos lerem a biografia desse grande homem que foi Oswaldo Aranha, amplamente homenageado em Israel.
That’s folks guys , mas semana que vem tem mais.
E ai vcs já curtiram nossa Fanpage? Curtam que vem super brindes PdB por ai!