Aprenda a acender uma churrasqueira, preparar o seu churrasco perfeitamente. Veja quais carnes comprar, o quanto comprar, com qual cerveja harmonizar, dentre outros detalhes que um bom churrasco pede.
Fala cambada de carnívoros. A partir de hoje, além de beber bem, vamos comer bem. Isso porque agora o Papo de Bar tem um colaborador de peso. Quem, quem? Esse ser que vos fala, ou melhor escreve. Sou conhecido como “The Butcher” o Rei Glutão. Não há nada nesse mundo que eu não prove, desde a coxinha com osso da tia que vende na carrocinha, até carne de jacaré (muito boa por sinal). Isso tudo regado com muitas cervejas e conversas despretensiosas (ou não).
Vamos falar de Churrasco
Para nosso primeiro trabalho, nada mais nada menos que o incrível apetitoso e supergalático churrasco! Quem não ama assar um suculento pedaço de carne de algum animal delicioso?
Mas será que você sabe assar um churrasco da forma correta?
Pronto, estou aqui pra lhe ensinar. Primeiro você precisa de um local pra assar, certo? Tendo isso, ótimo, pode ser uma churrasqueira de tijolo, de roda de caminhão e até aquela detestável churrasqueira elétrica. Fazer o quê, o que importa é comer, mas se puder evitar a elétrica, melhor ainda.
Quantidade: quanto de carne, o que servir de acompanhamento e o que beber?
Créditos: David Bouchat
Calma, calma, vamos ver tudo isso. O cpp (carne por pessoa) de uma mulher é em média 350g, enquanto o de um homem é de 450g aproximadamente. Qualquer coisa, se der um número quebrado, arredonda essa porra. E não sinta medo de cozinhar, pois é muito bom, e medo com comida não combina muito bem, principalmente o churrasco.
Mostre pra sua cocota que você ainda é o macho primitivo que “mata a caça” e a assa. As fêmeas adoram um homem macho provedor. Brincadeira meninas, vocês também podem aprender e fazer o seu churrasco.
Quais carnes eu posso preparar o churrasco?
Agora falaremos das melhores carnes que você pode comprar, mesmo sendo um inútil e não conhecendo muito bem sobre elas. Confie no Rei Glutão que você não vai estragar o churrasco. Faz um favor a si próprio e aos seus convidados, pede pro açougueiro cortar em bífe para churrasco (use essas palavras).
Agora vou listar abaixo as carnes por ordem de quantidade de gordura, lembrando que as melhores carnes para churrasco são as com gordura. E uma outra dica é que essa gordura tem que ser marmorizada, ou seja, estar entre as fibras da carne. Aposto que desse detalhes você não sabia, certo? Segue abaixo:
- Carne de Boi: Fraldinha, Contra Filé, Picanha e Alcatra. Se concentre nessas carnes que você não erra.
- Carne de Porco: Pernil, Carré, Picanha Suína, Linguiça de Pernil e Lombinho.
- Carne de Frango: Drumet (coxinha da asa), Asa e Coração.
Essas são as eternas estrelas do seu churrasco. Mas lógico que existem outras carnes, mas com essas não tem erro. Depois eu vou ensinando outros truques e outras carnes.
E claro, sem esquecer do carvão e os acompanhamentos…
Créditos: Iván Otero
Você precisa de carvão, óbvio. Pegue no mínimo 5 quilos. Pode ser qualquer um, veja se está bem fechado e não está úmido, por favor.
E muita gente gosta de alguns acompanhamentos no churrasco, como o nobre vinagrete (molho à campanha para muitos). O ideal para acompanhar o churrasco é o clássico arroz branco, uma farofinha caprichada, de preferência com linguicinha (evitem a farofa pronta, por favor) e o clássico vinagrete. Bom, eu só como carne, mas fica a cargo de vocês 😉
Vamos acender a churrasqueira?
Créditos: Harpreet Singh
Pronto, tá tudo comprado e organizado, agora e botar a churrasqueira pra acender e preparar as delícias. Cola comigo!
Primeira coisa que você percebe é se a brasa está forte, ou seja, se está parecendo o inferno de quente. Se estiver, vamos começar. (Em um outro post eu mostrarei algumas dicas de como acender a churrasqueira, aguarde 😉 )
Dica: Colocar as linguiças primeiro
Um truque que eu faço é quando estiver começando a pegar fogo, você pôr as linguiças. Por terem maior quantidade de gordura, a linguiça ajuda a fazer que o fogo pegue mais rápido. Espete todas de preferência e ponha sobre a chama, assim, caindo gordura em cima do fogo. Cuidado para que elas não queimem. Obs: lingüiça já vem temperada, portanto, não ponha nada. E na hora de cortar, corte sempre bem fininho. Fica muito mais gostoso de comer.
Em seguida coloque o frango
Créditos: Aleksandr Lapata
Depois pegue as asas frango, pois elas demoram muito pra assar e ninguém quer pegar salmonela, por isso não coma frango cru. Tempere com um pouco de antecedência as asas com sal e alho a gosto. Se você gostar pode espremer um limão, mas eu uso uma cerveja com alho e sal. Mas cuidado com o sal. E você pode utilizar sal fino mesmo.
Ponha as asas não muito perto do fogo, pois elas queimam rapidamente. Depois de temperar o coração com sal fino, espete-os em um grande espeto ou em pequenos espetos de bambu, custa bem baratinho no mercado.
Cervejas que combinam com carne de frango
O frango é uma carne leve, portanto não tentem cervejas mais escuras. Apostem em uma cerveja clara, como a Tripel Karmeliet ou a 1795.
Partiu porquinho?
Créditos: Richard Wachtel
Pegue a carne do nosso querido porquinho. Existe no mercado carnes de porco já temperadas. Hoje vamos trabalhar com essas carnes já temperadas, porque já tem planejado um post só de temperos, ai você vê qual combina melhor com seu paladar. Não faça nada nessa carne, só ponha a certa altura do fogo a fim de que ela não queime. A deixe bastante tempo até ficar tenra e suculenta, mas sem queimar heim!
Cervejas que combinam com carne de porco
Carne de porco é mais forte, com mais tempero, portanto pede uma cerveja mais encorpada e de maior presença, assim como um teor alcoólico mais elevado. Se você escolheu um leitão ou lombo, uma Fuller’s ESB (British-Style Bitter), uma Bamberg Alt (Altbier) ou uma Eisenbahn 10 anos (Weinzebock) vão muito bem. Colocando um molho barbecue você pode ousar e hamonizar com a Rauchbier Aecht Schlenkerla e prepare-se pra porrada 😉
Don’t eat nature, eat meet.
Créditos: Chelli Dizon
Carne de boi, vaca, tanto faz. Pegue a ilustre carne e passe SAL GROSSO dos dois lados, sem medo, pode colocar bastante sal. Feito isso, coloque na churrasqueira e deixe assando bem. Quando começar a verter sangue, ou seja, brotar sangue na superfície da carne, chegou a hora de você virar a carne e bater com o garfo, faca, qualquer instrumento que estiver a sua mão.
Bata na carne até tirar todo o sal que você pôs, que a essa altura ela já está no ponto ideal de sal. Espere até verter sangue deste lado também e pronto, sua carne já está bem suculenta e pronta para ser devorada. Corte a carne em tiras de um a dois centímetros de espessura para ficar perfeita para os ogros consumirem.
Cerveja que combinam com carne de boi
Créditos: Chris M
As Carnes Vermelhas não são leves como as bracas/frango, mas também não são tão pesadas e complexas como a carne de porco, nós sugerimos as cervejas mais escuras. Elas harmonizam bem com a carne de boi mais tostada/assada. E não esqueçam das ruivas, que combinam tanto no sabor quanto no visual com o sangue correndo na carne 😉 . Tentem a La Trappe Dubbel ou a Chimay Blue.
Todo mundo comendo de tudo e bem
Se você fizer nessa ordem, as carnes vão saindo quase na mesma hora, o que é uma grande vantagem, pois todos comem de tudo. Uma outra dica importante para os churrasqueiros é que não precisam ficar virando as carnes a cada 10 segundos, isso só tira a cor e a suculência da carne.
Acompanhamentos etílicos
Créditos: Eduardo Ribeiro
Não esqueçam as cervejinhas, caipirinhas, sem elas o churrasco não acontece. Infelizmente não dá pra comprar muitas cervejas sugeridas para harmonizar, pois não são muito baratas, mas vale a dica 😉 Em termos de quantidade de cerveja por pessoa, pense em mais ou menos de cinco a seis cervejas para cada pessoa normal. Já nos churrascos do PdB são de 5 a 6 caixas por pessoa.
Finalizando
Créditos: Brett Durrant
Galera, o principal é fazer com vontade. Sempre estarei aqui respondendo tudo que vocês quiserem, atendendo as sugestões enviadas, dentre outros. Assem suas carnes e nos mandem suas experiências pela área de Contato. Me despeço por aqui. Toda semana teremos um prato diferente e geralmente ele vai harmonizar com bebidas de mais diferentes tipos, mas eu aconselho cervejas, sempre.
Gostaria de saber também a opinião da galera do Sul, os gaúchos. Como vocês fazem o churrasco? Alguma dica pra passar pro restante do país? 🙂
Abraços.