Saiba como preparar o Ceviche, um prato típico do Peru e que é bem saboroso e leva diversos ingredientes e variedades para ser preparado. Combina com uma cerveja do estilo Weizen.
Pronto, chegou quinta-feira, e com ela a sua coluna mais esperada da semana. Modéstia é o meu forte. Então, foi muito bom falar da gastronomia inglesa na semana passada, mas hoje quero falar de peixe cru, mas não de japoneses. Sim meu nobre, você sabia que peixe cru não é privilégio somente de japoneses? Sabia que tem um país sul-americano que tem até dia desse prato e é conhecido como prato nacional? Sim, é o Ceviche.
Sim meu nobre, estou falando do Peru e do seu Ceviche.
Créditos: Sergio Jimenez
Ceviche é um peixe branco cru marinado em alguma fruta cítrica, você sabia? E nem os peruanos sabem dizer exatamente como é o nome certo dele. Veja alguns nomes e escritas do ceviche:
- Cebiche
- ceviche
- cerviche
- seviche
Mas sinceramente, to mais preocupado em comer do que saber como se escreve. Mas já que falamos de nome, o mais aceito é o Cebiche, mas fale como quiser, eu não ligo, vou escrever ceviche e foda-se. 🙂
E qual é a história desse Ceviche?
Créditos: Carlos Lopez
O primeiro registro desse prato é de 2000 mil anos AC, no litoral do Peru, onde o peixe era marinado em uma fruta parecida com um maracujá. Já o limão só veio a ser usado a partir do século XVI quando chegaram os espanhóis, sendo hoje indispensável nas receitas.
Mais uma utilidade para o Ceviche
No Peru o ceviche serve para curar “ressacas”, acompanhar uma geladinha e para dar força a quem o ingere (nosso caldinho de mocotó). O essencial é que o pescado seja branco, mas de carne firme, e dá pra fazer com camarão, lagosta ou polvo. Outro ingrediente quase que obrigatório é o cheiro verde (salsinha e cebolinha), coentro, entre outros.
Ceviche, um patrimônio cultural peruano
Os caras tem tanto orgulho do ceviche que ele faz parte do Patrimônio Cultural do País e tendo uma data comemorativa, 28 de julho, e ainda tem quase 2000 mil restaurantes especializados em ceviche, fora as barraquinhas e ambulantes, equivalentes ao nosso cachorro quente completo.
Só um adendo, o Ceviche é feito em quase toda América do Sul.
Já ia esquecendo…
O caldo resultado do tempero do ceviche chama-se leite de tigre . Segundo a lenda peruana, quem o consome ganha a força do animal.
Ingredientes para preparar o Ceviche
Créditos: Mario Burga
Mas deixa quieto e vamos cozinhar uma Ceviche autêntico, anota ai:
- 1 quilo de pargo em filés.(Mas pode usar qualquer peixe branco de água salgada)
- 600ml suco de limão puro
- uma de pimenta dedo-de-moça picada
- 50g de gengibre ralado
- 50g de alho ralado
- 400g de cebola roxa cortadas em fatias finas
- um maço de coentro e de cheiro verde (cebolinha e salsinha) picados
- Sal à gosto
- Alface para decorar
Modo de preparo do Ceviche
Tempere o pargo com sal, gengibre, alho, o suco de limão e a dedo-de-moça picado. Misture bem para que o peixe absorva os sabores. Adicione o coentro e o cheiro verde e continuar misturando. Coloque a cebola, misture e servir imediatamente. Decore com uma folha de alface.
E para beber com o Ceviche?
Créditos: Rodolfo_Serrano
Alguns estilos de cerveja combinam perfeitamente com o Ceviche, assim como as Kölsch’s e claro, as Weizens. Uma boa experiência pode ser com os estilos as gueuze e saisons, assim como as witbiers. Mas se for escolher witbier, prefira a weizen mesmo, que é certo de ficar bom.
A nossa escolhida para essa receita foi a Licher Hefe Weizen, que está no nossa seleção de cervejas do Cerveja Social Clube. Uma cerveja bem agradável, com um aroma característico de uma weizen, sendo refrescante e saborosa.
Finalizando
E aí galera, estão curtindo nossa viagem pelos butecos do mundo? Eu to me amarrando, semana que vem lanço outra receita fodástica de outro país. Por hoje é só, quero saber o que vocês estão achando e se estão fazendo algum desses pratos. Deixe seu comentário, pode perguntar que o Butcher responde.