Como conservar sua vodka

Saudações nobres camaradas, vamos falar hoje sobre a conservação do nosso néctar dos Deuses, a Vodka! Primeiramente, não foi preciso muito estudo para constatar que tal assunto é demasiado simples, ou seja, não precisa imprimir grande esforço para conservar sua vodka.

Presumo que todos vocês já sabem que as vodkas, diferentemente das demais bebidas, não possuem data de validade, tampouco instruções específicas acerca de sua conservação.

Então, vamos saber como conservar sua vodka!

Primeiramente, vou explicar que a forma como guarda sua vodka influencia diretamente na conservação de seu sabor, pureza e qualidade, portanto, aí vão algumas dicas:

1. Segurança pessoal do(a) caboclo(a) mamador(a) de vodka

vodka em pe

Créditos: 

A não ser que você esteja bebendo Komaroff (pet plástico), a garrafa deve ser preservada em posição vertical ou horizontal, porém, em local seguro, afinal, não queremos acidentes, mas sim ficar alcoolizados.

2. Vedação

Em hipótese alguma você deverá vedar sua vodka com bicos dosadores (só temporariamente), rolhas, tampas de refrigerante, sacos plásticos, silvertape, veda rosca e etc, etc e etc. (Não seja uma anta!) A vedação adequada é muito importante para manter o sabor e cristalinidade da vodka. Portanto, se a garrafa já foi aberta e está em algum recipiente plástico, coloque-a em uma garrafa de vidro, pois o vidro é melhor, mais higiênico e seguro para armazenamento a longo prazo.

A garrafa de vidro impede que produtos químicos entrem no líquido, visto que o plástico se quebra lentamente quando exposto a temperaturas extremas, como no caso do congelador.

3. Não misture vodka velha com nova

Para a cangaçada de plantão, NÃO MISTURE VODKA VELHA COM NOVA, isso é um absurdo sem precedentes! Vodka não é desinfetante para você misturar num balde, p****!

Não se deve misturar vodka velha com nova por conta da perda de pureza, paladar e graduação alcoólica, haja vista que se mal conservada a vodka velha causará uma reação química capaz de alterar a qualidade da vodka nova.

4. Mantenha em local fresco e longe do calor

vodka congelada

Créditos: 

A vodka deve estar em um local que não tenha em hipótese alguma contato direto com luz do sol ou elevadas temperatura, pois tais fatores desencadeiam reações químicas capazes de eliminar o álcool.

Geladeiras, congeladores ou adegas são locais ideias, porém, podem ser conservadas em prateleiras, bares ou armários, sendo suficiente para proporcionar um local longe de luz e fontes de calor.

Ou seja, deixe sua vodka em qualquer lugar, menos ao sol ou dentro do forno!

Finalizando

Resumindo, é de extrema importância o armazenamento de sua vodka, haja vista que o sabor, pureza, cristalinidade, graduação alcoólica e qualidade estão condicionados ao bom armazenamento. Além disso, a vodka já é destilada e envelhecida, possuindo, assim, vida útil extremamente superior a outras bebidas alcoólicas.

O local ideal para conservar sua vodka é no congelador, já que assim a vodka atinge um aspecto licoroso e sabor inigualável.

Referências: