O Papo de Bar esteve no evento de lançamento do drink Cointreau Fizz, do licor de laranja Cointreau. O evento foi em São Paulo, em setembro. Confira mais sobre o evento aqui no Papo de Bar.
O Papo de Bar esteve presente no lançamento do mais novo drink da Cointreau no Brasil – o Cointreau Fizz. O evento, realizado no restaurante Myk, em São Paulo, contou com a presença de Alfred Cointreau, representante da sexta geração da família e atualmente Embaixador e Diretor de Patrimônio da marca.
Um pouco de História do Cointreau Fizz
A Cointreau surgiu em 1849, quando Adolphe e Edouard-Jean Cointreau, que atuavam como mestres confeiteiros, resolveram montar uma destilaria em Angers, na França, para criar bebidas alcoólicas usando frutas locais.
Em 1875, o sagaz Edouard Cointreau, filho de Edouard-Jean, teve a ideia de destilar uma bebida alcoólica com cascas de laranjas doces e azedas, criando uma bebida bem cristalina. Foi dele também a ideia da garrafa quadrada de cor âmbar, marca registrada da Cointreau até hoje.
No começo do século 20, já eram vendidas mais de 800.000 de garrafas Cointreau por ano!
Por volta de 1923, o licor se popularizou no mundo, invadindo EUA (e seus speakeasies), Canadá e América Latina.
Em 2007, Dita Von Teese se tornou a embaixatriz da marca e abriu, em 2010, o Cointreau Privé, pop-up bar de cocktails, em Montmartre em Paris e, em 2011, em Londres.
Desde 2011, a Cointreau é presidida pela Sra. Dominique Hériard-Dubreuil.
A Cointreau possui, até hoje, apenas 1 destilaria que produz o licor, em Angers, na França.
O evento do Cointreau Fizz
O Alfred Cointreau foi muito simpático e fez até alguns drinks para a galera. Ele perguntou como nós conhecíamos o licor; eu falei que sou fã de Cosmopolitan (ah vá), então ele contou uma historinha de como surgiu esse drink, usando o Cointreau.
Alfred Cointreau. Créditos: Papo de Bar
Ele contou também que tem 27 anos e está há 2 anos e meio na empresa, continuando o legado da família. Ele viaja o mundo conhecendo os mercados da Cointreau e os drinks populares de cada país.
Perguntei para ele o que ele achava de criar um drink específico aqui para o Brasil, aproveitando a visita, e ele elogiou nossos bartenders e drinks, por serem bem criativos, e disse que gosta do fato de nosso País ter muitas frutas diferentes e exóticas, que podem ser misturadas com o Cointreau em um drink.
O Cointreau Fizz
O Cointreau Fizz é super fácil de fazer. Ele foi criado com a intenção desmistificar a arte de fazer coquetéis. Utilizando o Cointreau, alguma fruta e água com gás, sem precisar de uma coqueteleira, você faz um drink leve e agradável.
Receita do Cointreau Fizz
- 50 ml de Cointreau
- ½ limão tahiti fresco
- 100 ml de água com gás
Esprema dentro do copo os gomos de ½ limão, encha o copo com gelo, acrescente o Cointreau e complete com água com gás. Cheers!
Onde Encontrar Cointreau Fizz em São Paulo – SP:
- SQUAT – Alameda Itu, 1548
- RINGUE LOUNGE – Rua Lisboa, 191
- ROSA BISTRO – Rua Melo Alves, 82
- DROSOPHYLA – Rua Pedro Taques, 80
- LEKITSCH – Praça Franklin Roosevelt, 142
- TUBAINA – Rua Haddock Lobo, 74
- EXQUISITO – Rua Bela Cintra, 532
- PARI BAR – Avenida São Luis, 42
- CLUBE FLAMINGO – Rua Antônio Carlos, 395 A
Fontes: Site oficial e releases.