Bebidas que valem a pena ter em casa: Licor Cointreau

Olar, vem sempre aqui? Espero que sim 😛 Venho aqui mais uma vez para falar sobre um licor bem famoso e delicioso: o Cointreau. É um licor usado em centenas de drinks e que vai bem com várias outras bebidas e sobremesas.

Conte mais sobre o licor Cointreau

Bom, ele é um licor de laranja francês do tipo Triple Sec, produzido em Saint-Barthélemy-d’Anjou, que fica no subúrbio de Angers, França e existe desde o ano de 1849. As laranjas utilizadas no Cointreau vêm do mundo todo, inclusive daqui do Brasil 😉 E a parte interessante dele também é que utilizam as cascas dessas laranjas, tanto as doces quanto as amargas.

Quero!

Créditos: Paulo Lopes

Por ser um licor, é adocicado, suave, que serve para ser bebido como um digestivo puro, misturar em drinks e até mesmo em receitas diversas na gastronomia. Algo deveras interessante sobre ele é que na sua preparação não há contato do álcool com a laranja, o que resulta em um produto final com pouca pigmentação, tornando-o incolor.

E quais drinks levam Cointreau?

Falam que mais de 350 drinks levam Cointreau. O que o fez ficar famoso foi quando a Madonna disse que o drink Cosmopolitan era o favorito dela. E adivinhem? Sim, ele leva Cointreau na receita. A galera lá da França já inventaram até a caipirinha de Cointreau. Não é lá muito parecida com a nossa, não leva cachaça e nem açúcar. Deve ser boa, nunca experimentei e já vou arriscar uma aqui.

Não daria nem para listar aqui os drinks que levam o Cointreau, mas uns clássicos seriam: Cosmopolitan, Margarita, Cointreau Fizz, Sidecar, Kamikaze, Canarinho, White Lady, Mango Martini, Tropical Kiss, o meu preferido B-52, dentre vários outros.

E por que devemos ter o licor Cointreau em casa?

Digamos que é uma bebida coringa, serve para receitas gastronômicas e de mixologia. E também pode substituir outros licores, caso você não tenha em casa outros.

garrafa de cointreau
Coisa linda S2

Ele é o mais premiado licor de laranja do mundo, seguindo tradicionais métodos que maximizam a extração de aromas. Como comentamos mais no início, Ele apresenta cor clara e cristalina e teor alcoólico de 40%. Ele possui uma complexidade bem sagaz, que combina aromas de notas perfumadas de casca de laranja e um toque fresco de frutas cítricas e especiarias como noz-moscada e cardamomo, limão siciliano e hortelã fresco, que na boca garantem um paladar macio, aveludado e muito cremoso. Uma parte bem legal também é a “parede” dos copos, que ficam com aquela “lágrima” escorrendo cada vez que você vai bebendo. Isso confirma sua qualidade.

Está em casa sozinho e quer algo forte, porém suave? Lance um Cointreau. Está com companhia e quer surpreender com alguma receita de drink ou comida? Arrisque nele também. Mas claro, não exagere muito, licor tem um teor alcoólico muito alto, e por ser bem doce, pode enjoar rapidamente.

Uma dica também é arriscar uns gelos de Cointreau e colocar na sua bebida destilada favorita, pode ser uma combinação maneira para tentar.

Finalizando

Hoje em dia nada está muito barato, o preço médio do Cointreau está entre R$130 e R$150. Mas como é um licor que dura bastante, pode ter um custo-benefício bom. Fora que ele demora bastante para vencer, portanto, será um bom investimento.

E vocês, já beberam o Cointreau? O que acham dele? Já fizeram drinks com ele? Já arriscaram alguma receita? Contre pra gente.

Aquele abraço.