As cervejas sem álcool vão ganhando uma posição de maior destaque no mercado cervejeiro cada vez mais amplo em variedade de produtos. Confira!
Começo afirmando ser um grande prazer estar de volta por aqui, escrevendo algo para vocês! E não venho para falar sobre bebedeiras e ressacas. Cerveja sem álcool será nosso assunto de hoje, pois ela, gradualmente, vai ganhando uma posição de maior destaque nesse mercado cada vez mais amplo em variedade de produtos.
São novos tempos. Tempos em que não é o mais indicado estarmos em bares lotados bebendo loucamente. Nossos hábitos mudaram. Beber em nossas próprias casas, tornou-se rotina e o que bebemos também pode ser novo. Muitos começaram a produzir cerveja em casa, outros estão fazendo drinks que antes não faziam e a escolha por consumir uma cerveja com 0,0% de álcool não é mais algo tão estranho.
A ideia de poder beber cerveja e não ficar bêbado, parece legal. Beber boas cervejas, melhor ainda. É tudo sobre equilíbrio e encontrar momentos onde cada bebida se encaixa melhor. Antes, beber uma cerveja sem álcool, era motivo de piada interna entre amigos beberrões, algo meio que impensável. Tudo mudou. Aceite e aproveite!
Como faz cerveja sem álcool? Os processos mudaram
Photo by Meritt Thomas
Antes, o processo mais comum de produção era através da fermentação interrompida. A interrupção realizada no início da fermentação, evita que se forme uma quantidade abundante de álcool e a bebida consegue pegar as características de uma cerveja. Porém, a parte do álcool, não garantia 0% e ficava ali próximo a 0,5% de teor alcoólico.
Hoje, para garantir 0,0% de álcool em suas receitas, as cervejarias usam a destilação a vácuo. Nesse processo é possível produzir uma cerveja normalmente e retirar todo o álcool depois.
E o mercado… a quantas anda?
Várias cervejarias pelo mundo estão olhando com mais carinho para as cervejas sem álcool e naturalmente a ideia é obter mais lucro. Hoje, as bebidas não alcoólicas, representam uma fatia mínima do faturamento de uma cervejaria e a ideia é investir em novas cervejas, novos mercados e novos consumidores.
O modo de consumo mudou, ainda mais com uma pandemia mundial rolando por mais de um ano. Bebendo mais em casa, a ideia nem sempre é estar alcoolizado. Em muitos casos a busca é por beber algo saboroso e, numa sexta à noite, por exemplo, um refrigerante ou um suco não serão as opções mais aclamadas. As cervejas sem álcool se tornaram uma opção muito apreciada e as opções crescem a cada dia.
Conte-me mais sobre isso…
Wow! A variedade de cervejas sem álcool disponível é fantástica! Em mercados talvez nem tanto (varia, então vale procurar), mas pela internet conseguimos muitas cervejas, de diferentes cervejarias e variados estilos. TODAS sem álcool 😉
Na página do Mundo sem Álcool temos, por exemplo, Easy IPA (sem glúten também), Session IPA, Weiss, Wheat Beer, Golden Ale… dentre outras. Isso falando de estilos mais complexos. Das mais vendidas por aí, tem Brahma 0,0%, Itaipava 0%, Heineken 0,0%, Estrella Galícia 0.0…
Finalizando
O fato é que hoje temos uma gama de produtos cervejeiros com e sem álcool, que me dão vontade de experimentar. O que antes era impensável, agora faz sentido. Imagino uma IPA (adoro) e mesmo sem álcool, me gera uma boa expectativa. Então, escrevendo esse texto, concluo que provarei mais cervejas sem álcool, sempre esperando que elas sejam boas e compartilhando a experiência com vocês em nossas redes.
Aquele abraço!