Um artigo falando sobre a Cecília Aldaz, uma das sommelière mais respeitadas do mundo do vinho, não fala sobre suas qualidades, somente de sua beleza.
O Dono do Bar me mostrou um artigo de um site conhecido no qual, ao se referir a Sommelière, de cara já tenho preguiça do titulo que diz: “A musa dos vinhos: conheça a mais bela sommelière do Rio de Janeiro”. Porém, como uma boa pessoa teimosa, resolvi ler até o final pra saber mais sobre a Cecília Aldaz.
Ao terminar, tive que desfazer minha cara de nojinho e obviamente escrever sobre esse e todos os outros artigos que ainda cismam em achar que estamos no XIX ou XX e só falam da beleza da mulher.
Qual o problema em elogiar a Cecília Aldaz?
A verdade é que não tem nenhum problema de achar uma mulher bonita. O grande problema é quando os homens esquecem que elas tem um monte de habilidades. Parece que quando você é mulher e bonita, todas as suas outras qualidades são secundárias e as pessoas só querem dizer o quanto você é bonita.
Cecília Aldaz é uma das sommelières mais respeitadas do Brasil (se não for a mais). Ela é argentina, já ganhou prêmios na sua categoria, estuda pra caramba, provavelmente bebe mais que muito homem por aí e tudo que essa matéria tem a dizer é o quanto ela é linda, casada e mãe de uma criança de dois anos?
Ah! E o artigo ainda tenta naturalizar o fato dela estar no restaurante e sofrer assédio o tempo todo por parte dos frequentadores que dão até presentes a ela.
“Mas nossa, ela deveria agradecer por isso, é sinal que ela é linda e tem o homem que quiser aos seus pés”
Só que não, né? Quando uma mulher é assediada não tem nada de elogio a ela e nada a ser agradecido. Acredito que todas as leitoras já foram assediadas enquanto só queriam beber uma no bar e todas nós sabemos que isso não é nem um pouco legal.
Entendam que assédio é diferente de flerte. Flertar com alguém é uma das coisas mais gostosas que podem acontecer no bar ou na balada, o problema é quando o cara não consegue entender que o flerte dele não está dando certo e insiste virando assédio.
O artigo ainda reforça a competição entre mulheres ao dizer que as companheiras dos homens “fuzilam” a Cecília com o olhar. E reforça também o estereótipo da mulher bonita que seria a branca, magra, cabelos longos e todo esse papo que nós já conhecemos.
Finalizando
O mundo tem que começar a aceitar que as mulheres estão aí pra mostrar que podem. Que podem ser mestre cervejeiras, podem ser sommelières, podem beber mais que os homens, podem ser chefes de homens e podem ser completamente inteligentes.
Apenas aceitem isso e comecem a valorizar todas as qualidades das mulheres e não apenas sua beleza. Tenho certeza que será bem mais útil e justo para toda nossa sociedade.
Beijos.