O carnaval vem chegando e com ele vem o samba, as marchinhas, o axé, dentre outros ritmos. Mas e pra quem é fã de Rock N Roll, o que fazer? Veja uma lista de blocos carnavalescos e eventos de rock na época do carnaval.
Você curte rock and roll, não gosta daquelas músicas manjadas do carnaval, mas não abre mão de curtir o maior feriado nacional bem ao #EstiloPdB: amigos, cerveja gelada e muita festa! E que tal um Carnaval Rock and Roll?
Seus problemas acabaram com o Carnaval Rock and Roll!
Nós do Papo de Bar preparamos uma lista com opções e alternativas para quem curte o bom e velho Rock and Roll e ainda assim vai “pular” o carnaval. Infelizmente não dá para incluirmos todas as opções, certamente ficará coisa de fora. Ainda assim, tentamos colocar opções para todos os gostos e regiões.
Vamos começar pelo Rio de Janeiro.
Rio de Janeiro
Tido como o melhor carnaval do mundo, o Rio de Janeiro é endereço certo para foliões do Brasil e do mundo todo. Famoso por seu carnaval de rua, o que não faltam são opções de blocos, que desfilam por todos os cantos da cidade.
Sim! Há blocos que misturam samba e rock and roll de uma maneira muito divertida e sagaz.
Sargento Pimenta
O Bloco Sargento Pimenta já é tradicional no Rio de Janeiro. Criado em 2010, o bloco mistura ritmos percussivos e a música dos Beatles, combinando tradição carnavalesca e inovação temática.
Para maiores informações: http://blocodosargentopimenta.com.br/
Block ‘N Roll
O Block ‘N Roll utilza guitarras, baixo, e teclados para a construção do corpo harmônico das músicas, mas a bateria é substituída pela massa sonora da percussão característica das escolas de samba, com todas as peças utilizadas em desfiles como surdos, caixas, chocalhos e repiques
O Repertório é bastante extenso, com mais de 4 horas de duração. Incluem-se no set list bandas internacionais como Iron Maiden, Motorhead, AC/DC, Peter Frampton, Ozzy, Creedance, Steppenwolf, Nirvana, Metallica, Sepultura, entre outras. Dentre os artistas nacionais teremos Pitty, Jota Quest, Barão Vermelho, Celso Blues Boy, Cazuza, Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Rita Lee, Capital Inicial, Ultraje a Rigor e várias outras que marcaram o rock nacional.
Imperdível!
Para maiores informações: http://www.blocknroll.com.br
Bloco Cru
Criado em 2008 pela front-woman Lu Baratz, batuqueiros das tradicionais escolas de samba como Beija-Flor e Império Serrano e músicos rockeiros de plantão. No repertório, músicas como I Want to Break Free, Cant Take my Eyes of You, Should I Stay or Should I Go, Sweet Child O’Mine, Rock ‘n’ roll all Night e outras pérolas do rock.
Para maiores informações: https://www.facebook.com/BlocoCru
Minas Gerais
Leopoldina
Conectando 300 cidades de 30 países, o Festival Grito Rock se torna global em 2013. Além da América Latina, mais países da Europa, Oceania, África integram-se ao evento. Produzido de forma colaborativa desde 2005, o Grito Rock foi criado como uma alternativa ao carnaval tradicional e este ano acontece entre o período de 01 de fevereiro a 03 de março.
O evento abrirá o carnaval mineiro com muito rock.
Para maiores informações: http://gritorock.com.br/sobre-o-grito-rock/
Paraná
Curitiba
A 14ª edição de um dos maiores festivais roqueiros de Carnaval do Brasil, rola entre os dias 7 e 12 de fevereiro. Com shows de bandas nacionais e internacionais dos cenários psycho e rockabilly, esse ano traz Demented Are Go (País de Gales), Frantic Flintstones (Inglaterra), Sick Sick Sinners, As Diabatz, Ovos Presley, The Swampys (Bélgica) e Luna Vega.
Para maiores informações: http://blog.psychocarnival.com.br/
Pernanbuco
Garanhuns
Garanhuns promove este ano, outra vez, um dos carnavais mais diferenciados do Brasil. Entre as sete colinas, no clima ameno de fevereiro, não terá vez o samba carioca, o axé da Bahia, nem mesmo o autêntico frevo pernambucano. Na Esplanada Cultura Guadalajara, de 9 a 13 de fevereiro, o palco será ocupado por grandes artistas nacionais e internacionais do jazz e do blues, com espaço também para um pouco de bossa nova e outros ritmos brasileiros.
Nomes importantes da música já foram confirmados no evento: a banda de jazz gaúcha Delicatessen, considerada uma das melhores do país, com discos lançados no Brasil e no exterior. O guitarrista Andréas Kisser (Sepultura) também está confirmado, além de Rodrigo Barão, Lancaster, Tico Santa Cruz, Renato Rocha e Natahlie Alvim, nova musa da Soul Música Brasileira.
Para maiores informações: http://www.garanhunsjazz.com.br/
São Paulo
Carnaval na Contramão
Blues, jazz, música clássica e instrumental são alguns dos ritmos que compõem a 5ª edição do Projeto Carnaval na Contramão. Shows nacionais e internacionais têm início no dia 11 e seguem até 16 de fevereiro no Sesc Pinheiros.
Baladas também são válidas para as noites de carnaval. Algumas casas noturnas abrem normalmente nesta semana e outras têm programação especial. No domingo (14) o Alley invade o Clash e dias 15 e 16 a The Week oferece música para todos os gostos, nestes dias há house em uma pista enquanto em outra toca axé, samba e marchinhas. Dia 17 o ponto de encontro pode ser a Funhouse e no resto da semana Mokaï (18 e 20) e Hot Hot no dia 19.
Concluindo
Com imaginação e um pouco de pesquisa você encontrará muitas outras opções. A idéia do post foi mostrar que há alternativas que fogem um pouco do samba e das marchinhas de carnaval. E há opções para todos os gostos!
Não importa o estilo musical ou a vibe: o importante é curtir o carnaval bem ao #EstiloPdB!