Câmara aprova a Lei Geral da Copa,que disciplina os direitos comerciais da Federação Internacional de Futebol (Fifa) na realização da Copa do Mundo de 2014. Mas sobre o consumo de bebidas ficou pra depois.
Depois de choro, vela e principalmente fiofó doce da oposição enrolando desde dezembro pra aprovar o texto dessa bagaça, a Lei Geral da Copa (PL 2330/11) foi aprovada na última quarta-feira, dia 28 de abril de 2012, aos 45 do segundo tempo, pela gloriosa Câmara dos Deputados.
Esse PL (Projeto de Lei) foi criado há mais ou menos seis meses para regulamentar todas as diretrizes que dizem respeito à Copa no país do futebol (não to falando da Inglaterra, to falando da gente mesmo).
Ah, legal! Finalmente! E como ficou?
Vamos resumir. Ficou que agora vai ter porcentagem de venda de ingressos para idosos, deficientes físicos e, muitos provavelmente, a galera com menos dinheiro também vai ter direito a ingressos, só que a preço supostamente módico (R$ 50).
E as bebidas alcoólicas?
Mas, com relação à venda de bebidas alcoólicas, ficou o decidido o seguinte: a gente não decide nada aqui na Câmara não porque não queremos confusão com a rapeize do dinheiro! Em dia de rock, bebê, quem sabe se vende ou não bebida alcoólica nos estádios é o governo de cada estado que receberá os jogos. Se vira, malandro! Ninguém mandou me apoiar pra Deputado!
O NEGÓCIO É EMPURRAR O PROBLEMA PRA FRENTE COM A BARRIGA (DE CHOPE, claro. E escuro também).
Ah, então, pô, tranqüilo, os estados vão querer vender. Qual é o problema? Então ta tudo bem…
MAIS OU MENOS queridão. Porque, minha gente, a venda de água-que-passarinho-não-bebe em estádios é proibida por lei. Lembram-se do Estatuto do Torcedor? Então, ele mesmo é a barreira legal pra esse comércio em jogos.
Tenho pra mim que eles vão enrolar até não poder mais, tocar bastante terror, fazer muita promoção da própria imagem, falar mal dos opositores e depois, CLARO, LIBERAR A VENDA.
Ainda tem muito mais pela frente…
Mas nem se animem pra saber como fica isso não que só passou pela Câmara. Ainda faltam os desocupados babacas senhores do Senado e depois ainda passa pela Presidência.
Mesmo sendo proibido pelo Estatuto do Torcedor cê acha que libera?
SIM. Primeiramente porque os deputados, espertinhos que só, aprovaram um texto-base que não cita diretamente a venda de bebidas alcoólicas, olha só você que legal isso! Eles resolveram que preferem não resolver.
AFF Maria! E agora, José?
Gente, diz a Fifa que é premissa para poder vender bebida alcoólica nos estádios do país sede do evento.
Ainda falando sobre a Fifa, se ainda não estão sabendo, eu conto para vocês, meus dois leitores queridos: A Fifa é parceira comercial de uma cervejaria (pergunta pro Zeca Pagodinho que ele sabe qual) que é um dos patrocinadores do evento.
Ou seja, é claro que ainda vai ter nego enrolando e se promovendo com o assunto lá no Senado, mas parece bem óbvio que a venda vai ser liberada, nem que seja com uma MP (Medida Provisória) válida durante o evento.
Finalizando
Enquanto isso, a gente pede uma geladíssima e assiste a esse espetáculo patético sentadinho no balcão, fazendo cara de bobo. Mas, ó, só fazendo cara, tá? A gente não é bobo não.