Review e história da cerveja Birra Venezia, uma cerveja criada a partir dos costumes carnavalescos de Veneza. A primeira cerveja italiana fabricada respeitando as regras da Lei de Pureza de 1516.
Já que o assunto da semana foi Carnaval, que tal conhecer uma cerveja criada na cidade que é o berço do Carnaval mais luxuoso e bonito do mundo? Estou falando Veneza! Você sabia que a origem do Carnaval de Veneza vem da oportunidade dos nobres poderem festejar com o povo sem serem reconhecidos, e daí a necessidade de máscaras?
Esse costume se popularizou e acabou sendo integrado aos costumes da festa, chegando até mesmo ao Carnaval brasileiro como o conhecemos.
Carnaval e cerveja…
Recentemente tive o privilégio de conhecer a cidade de Veneza, e agora que já a conheço pessoalmente depois de tantos anos apenas vendo fotos e filmes, posso dizer: é uma cidade única!
Andando pelos canais e ruelas, pude provar a culinária, as bebidas e o estilo de vida da cidade mais romântica do mundo (me perdoem os parisienses, mas os venezianos ganham no quesito hospitalidade e educação com estrangeiros). Depois de uma tarde com amigos, entrei em uma padaria para comprar algo gelado para beber, quando meus olhos se deparam com essa garrafa:
A Birra Venezia! Fundada em 1835, a destilaria sempre se caracterizou por ser um produto tipicamente veneziano, cujo alcance limitado lhe confere uma característica de raridade e exclusividade (dificilmente você encontra esta cerveja fora da Itália). Foi a primeira cerveja italiana a ser fabricada respeitando as regras da Lei de Pureza (Reinheitsgebot) de 1516, e desde 1902 é produzida artesanalmente na mesma fábrica, na Fondamenta San Biagio, número 796, e de lá distribuída pelas ilhas de Veneza.
É tradicionalmente a principal patrocinadora do campeonato esportivo mais importante da cidade, a Regata do Canal de Giudecca.
A Birra Venezia é uma cerveja que faz por merecer seu status. Com um sabor leve e marcante, espuma cremosa e deliciosa e um aroma fascinante, desperta de imediato no seu cérebro a memória olfativa de grãos do campo. Exageros à parte, você percebe claramente que está degustando um produto que tem uma história secular e uma herança a zelar. Mesmo depois de alguns minutos, quando não está mais tão gelada, ainda é deliciosa!
Disponível em versões lager (vol. alc. 4,7°) e bock (vol. alc. 6,4°).