Veja o Projeto de Lei 5050/13, que sugere a inclusão de fotos de acidentes de trânsito nas embalagens de bebidas alcoólicas, contra a bebida e direção, estimulando as pessoas a fugirem disso. Será que isso vai funcionar mesmo?
Alô PdBs! Estava eu em minha rotina de busca por informações em geral e quando dei por mim, estava lendo sobre política. Não curto o assunto, mas mexeram diretamente conosco. Então vamos debater sobre bebida e direção.
Lei que mostra a realidade da bebida e direção
Créditos: Wayne Wilson
Está para ser analisado o Projeto de Lei 5050/13, que sugere a inclusão de fotos de acidentes de trânsito nas embalagens de bebidas alcoólicas. No mesmo estilo que hoje já acontece com os maços de cigarros, os caras querem vincular imagens “chocantes”, com intuito de diminuir os casos de acidentes associados a bebidas.
De onde vem a ideia da lei da bebida e direção?
Eles entendem que é dever das empresas que exploram o ramo de bebidas alcoólicas advertir sobre o que seu produto pode causar, se mal utilizado. E pensando por esse lado, estão certos! A associação de álcool e direção é extremamente perigosa, isso é fato! Mas obrigar a vinculação de imagens feias funciona? Penso que não! Sou fumante e nunca diminuí ou pensei em parar de fumar por causa das imagens nos maços. Hoje praticamente nem vejo. Já faz parte do produto. Está ali e acaba passando despercebido.
Créditos: Wayne Wilson
Com a bebida e direção será igual também! Com tantas agências criativas por aí, que lançam novidades constantemente no mercado, porque não pedir que elas criem essa publicidade obrigatória? Obriguem a empresa a destinar determinado espaço para esse fim e eles definem como será feito! Isso seria uma novidade! Poderia ser uma imagem, um cartoon… Enfim… Com certeza coisas interessantes surgiriam e despertariam o interesse de quem consome o produto e diminuiria essa dupla bebida e direção.
Concordam?
Vamos aguardar o fim dessa tramitação e ver no que vai dar. Aquele abraço!
Fonte: R7