O Bar Leo foi eleito o bar com a melhor história de boteco pelo concurso Cultura de de Boteco 2012, organizado pela Sociedade da Cerveja. Confira a história e o Seu Luiz, o garçom mais velho em atividade em São Paulo.
Dia 22/01 fui no Bar Leo, aqui em SP, conferir a premiação “Um Bar, Muitas Histórias”, realizado pela Sociedade da Cerveja. O concurso rolou pelo Facebook em duas etapas: votação popular e, depois, um comitê de jurados de peso (Cilene Saorin, Renniê Paro e Guilherme Studart) bateu o martelo e escolheu o Bar Leo como a melhor história de bar do Brasil.
Grande Bar Leo
O Bar Leo foi inaugurado em 1940, na Rua Aurora em São Paulo, e virou ponto de encontro da boemia paulistana, que matava a sede – e ainda mata – com o famoso chopp de colarinho alto e cremoso.
A melhor história de bar do Brasil
Foi no Bar Leo que surgiu o copo caldereta, criação do Seu Hermes (segundo proprietário da casa), há 40 anos. O caldereta é aquele famoso copo onde geralmente é servido o chopp Brahma.
E quem frequenta o Bar Leo sabe que lá irá encontrar ou, pelo menos, ouvir falar do famoso Sr. Luiz, grande figura e o garçom há mais tempo em atividade em São Paulo (o jovem trabalha lá desde a abertura do bar e já serviu até o Jânio Quadros).
Entrevista com o Sr. Luiz há alguns anos
Boemia, aqui me tens de regresso
A premiação foi muito bacana, com muito chopp e música. Apesar de alguns percalços no caminho, o Bar Leo tem uma história bem legal e a casa te leva para aquela São Paulo de 1940…
Entre alguns chopps e saborosos quitutes (ah, pastelzinho de queijo!…), troquei um ideia com o Sr. Luiz. Perguntei a ele o que fazer para chegar aos 90 anos com aquela disposição.
Anota aí: “Trabalhar… e beber muito chopp”.