Neste final de semana vai acontecer a primeira edição do Dia da Cerveja de São Leopoldo, Rio Grande do Sul. A cidade é um dos berços da colonização alemã e inicia sua tradição cervejeira com o evento. Confira!
Neste final de semana vai acontecer a primeira edição do Dia da Cerveja de São Leopoldo, Rio Grande do Sul. Para quem não sabe, a cidade é um dos berços da colonização alemã e ao contrário de sua prima Blumenau, pateticamente não tem tradição cervejeira. Quer dizer, não tinha.
Bier Tag, o evento
Tentando resgatar o vínculo com a herança cultural o nome oficial do evento é em alemão, Bier Tag, e além de cerveja haverá também comidas típicas para o pessoal forrar o estômago e eventos mais intelectuais sobre a bebida alcóolica mais consumida do mundo.
O Bier Tag São Leopoldo será dia 29 de setembro, próximo sábado, das 10h às 22h na Sociedade Orpheu (Rua Brasil 506, Centro de São Leopoldo). Veja como chegar no mapa abaixo:
Quem vai nesse Bier Tag?
Estarão presentes boa parte das cervejarias artesanais do Rio Grande do Sul. Não é pouca coisa. O pessoal da Coruja estará lá. Para quem não sabe, esta cerveja durante anos transformou os poucos bares que a vendiam em pontos turístico de Porto Alegre. Visitar a capital gaúcha e não experimentá-la era como não comer um churrasco ou experimentar um xis.
Cervejaria Abadessa
Fabricantes da Slava Pills. Nome cool, garrafa bacana, cerveja excelente.
Cervejaria Coruja
Créditos: Bruno Reis
Como falamos antes, além de modificar os hábitos turísticos, a Coruja ainda conseguiu com que uma bebida engarrafada em frascos de remédio fosse desejada. Merece algum crédito.
http://www.cervejacoruja.com.br/site/
Saint Bier
Os catarinenses de Forquilinha chegam para o evento como uma das principais cervejarias artesanais da região sul. Aproveite para perguntar porque o nome do santo é em inglês e da cerveja é em alemão.
Hunsrück
Representando Dois Irmãos, a cervejaria leva o nome do dialeto de alemão falado no local. E segue a lei de pureza alemã. Ou seja, espere por algo bastante tradicional.
Eisenbruck
O pessoal de Feliz (cujo nome tudo diz) jura de pé junto que a beber Eisenbruck é uma forma de viajar à Alemanha. Dica: leve seu passaporte para o Bier Tag.
Prost Bier
O pessoal da prost bier é do tipo que dá boa fama à cerveja artesanal. Caseiros, sérios e com uma garrafa linda.
Barley
Velhos conhecidos dos cervejeiros gaúchos, a Barley é uma das poucas artesanais que oferece seus produtos em vários tipos de garrafa e barris. Por algum motivo não é do meu gosto, mas você pode gostar.
Rasen
Créditos: Costi Bebidas
É a cerveja oficial de Gramado. Aliás, Rasen é gramado em alemão. Mas não se preocupe, a bebida não tem gosto de fondue ou de café colonial.
http://www.rasenbier.com.br/cervejaria
Ralf Beer
O nome é beer, mas eles são especializados em chop do tipo claro, leve, perfeito para feitas. Recomendo fortemente visitar o site deles e rir da ideia do “designer” de transformar o ponteiro do mouse em uma caneca. Tipo 1996, saca?
Cervejaria Farol
Fabricada em Canela seguindo uma longa tradição alemã de colocar faróis longe do mar fazer cerveja, a Farol é um restaurante com uma micro-cervejaria. Não conheço, espero que seja boa.
http://www.cervejariafarol.com.br/
Urwald
Mais um bar que é também uma cervejaria. Esta, de um nome mais cool, embora quase impronunciável.
Cervasinos
Pessoal da associação de cervejas artesanais do Vale do Rio do Sinos. Espere surpresas de todos os sabores.
Como comprar ingresso?
O ingresso na hora custará R$ 80. Antecipado aqui sai por R$ 60. Mais informações sobre o evento vocês podem ver aqui.
Vamos?