Que a mulher ganha cada vez mais espaço vocês já sabem. Mas o que muitos de vocês não sabem é que enquanto os maridos saíam, a mulherada lá da antiguidade que ficava em casa era muito mais inteligente. Não tinham amantes. Elas faziam cerveja!
Que a mulher ganha cada vez mais espaço no mercado de trabalho vocês já sabem. Mas o que muitos de vocês não sabem é que enquanto os maridos saíam, a mulherada lá da antiguidade que ficava em casa era muito mais inteligente. Não, elas não tinham amantes. Elas faziam cerveja!
Mulheres inteligentes criadoras de cervejas
Créditos: Gianluca Bove
Segundo a historiadora Jane Peyton foi a mulher que criou a cerva! É que fazer cerveja naquela época era para os europeus umas das tarefas regulares de uma mocinha dona de casa, assim como limpar a casa e cuidar dos filhos. Alguns homens até exaltavam essa tarefa e consideravam que apenas belas mulheres deveriam fabricar a “breja de cada dia”.
Nossa influência no mundo cervejeiro é tão grande que até a deusa suméria da cerveja é fêmea. A verdade é que desde muito tempo a figura feminina foi usada em propagandas, especialmente de cerveja.
No início, a mulher aparecia bem comportada e chique. Como nessas duas abaixo:
Sem feminismo nenhum, gente! Mas um tempo depois, o homem tratou de ser mal agradecido e colocou a fabricante de cerveja como objeto de consumo, ou seja, criou a mulher objeto (e devassa) nos comerciais. Porém, macharada, que atire a primeira pedra quem nunca curtiu um comercial desses por aí…
Mudanças estão por vir…
Já deve ser uma tendência de mercado… Uma galera já percebeu que as mulheres aparecem cada vez menos “gostosas” e mais engraçadas nos comerciais. Ou seriam vingativas? Um exemplo é o comercial da Brahma aí embaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=Za6uxwjcr4Q
Mulheres ganhando espaço no mundo cervejeiro
Outro exemplo de que a guerra dos sexos não tá com nada é que as mulheres conquistaram novamente o mundo cervejeiro. Embora os homens sejam maioria na profissão de beer sommelier, o número delas por aí cresce a cada dia. Segundo Kathia Zanatta, sommelier brasileira formada na Alemanha, as mulheres que optam por trabalhar com cerveja costumam levar algumas vantagens.
Créditos: Alfredo Luís Barcelos Ferreira
As mulheres desde pequenas acabam desenvolvendo mais o olfato e geralmente se dão bem como degustadoras de alimentos e bebidas. Mas, de modo geral, homens e mulheres tem o que chamamos de “memória sensorial” que surge de acordo com nossa frequência de exposição aos aromas e sabores. Por este motivo, há muitos sommeliers (homens) com sucesso na profissão. Mesmo que história da cerveja seja confundida com a história delas.
Veja uma entrevista com a Kathia Zanatta.