Não são todos que gostam de Museus, mas quando se é um Museu da Cerveja, isso muda e todo mundo tem a curiosidade de visitar. Peças bem antigas, histórias, linha do tempo da cerveja, documentos, rótulos e muitas histórias. Confira!
Tem gente que quando viaja não é muito fã de visitar museus, mas há sempre um bom pretexto. O Museu da Cerveja, por exemplo, é o mais visitado do Roteiro Histórico e Cultural de Blumenau – SC. Para se ter uma ideia, no ano passado o livro de visitas contou com 50 mil assinaturas.
Onde fica o Museu da Cerveja?
O museu se localiza onde antes havia a Cervejaria Continental que atuava em parceria com a Brahma e era bem conceituada na região. Porém, a Continental faliu e a praça ficou nas mãos das autoridades que muito bem souberam aproveitá-la.
O local abriga o Museu da Cerveja em que, é claro, é contada a história da cerveja desde o Egito Antigo até os dias de hoje passando pelo Império Romano e pelos gauleses. A linha do tempo cervejeira enfatiza as descobertas de Louis Pasteur, responsável pelos rumos da industrialização da cerveja e pela pasteurização que difere cerveja de chope.
Há destaque para os equipamentos utilizados por cervejeiros e cervejarias que viveram em Blumenau no século XX e respondiam pela fabricação caseira levando em conta a Lei da Pureza Alemã. Esses “pequenos empresários” mais tarde foram absorvidos pelas empresas. A peça mais antiga do museu é uma enchedora de garrafas datada em 1890. Ela foi usada Cervejaria Feldmann, a primeira do Brasil a produzir cerveja do tipo Bock.

Essa tem história
Outras novidades…
Um barril vindo de Stuttgart na Alemanha diretamente para Blumenau em 1989
Chopeira manual utilizada na Oktober de 1984

Irado 😀
Uma arrolhadora de 1892, segunda peça mais antiga do museu, segundo a coordenadora Isa Moser
Painel com marcas/rótulos de cervejas

Raridade
Ainda há peças doadas por colecionadores e famílias da região como uma chopeira e um local exclusivo para a exibição de um documentário que conta um pouco a da história das cervejarias participantes do Roteiro de Cervejarias do estado.
Até a próxima 😉