Saiba mais sobre as Festas Juninas e suas bebidas típicas. Elas possuem muitas comidas típicas, mas também possui ótimas bebidas etílicas típicas. Tanto Capeta, Quentão, Choconhaque, entre outras. Confira as melhores!
Chega essa época do ano, o frio aperta muito, mas muito mesmo. E o que você pensa em fazer nessa hora? Beber um vinho e fazer sexo debaixo das cobertas pra esquentar? Ok, certo, é uma boa, mas junho também é mês de Festas Juninas e suas bebidas típicas.
Época em que as pessoas acham legal ficar usando roupas quadriculadas, calças rasgadas, pintar dente de preto, ficarem horríveis e se casarem pulando fogueira. Coisa de maluco, mas ainda bem que é tudo pela brincadeira.
O que são as Festas Juninas e suas bebidas típicas?
Créditos: Leandre – Castellfollit Roca
O mês de junho possui algumas datas festivas de alguns santos católicos e tudo mais. Mês de junho, portanto, Junina, olha que legal, né? Mas claro, brasileiro adora comer doce, fazer festa, beber, então prolongaram essas festas para outros meses. Temos festas Julinas, mês de julho, e até mesmo Agostinas, que ocorrem no mês de agosto.
Quais são essas datas e santos?
Existem 4 datas específicas dos santos, mas isso nada impede de você fazer sua festa junina em qualquer outro dia do mês, vide festas julinas e agostinas 😉 Abaixo os 4 santos responsáveis pelas festas:
- 13 de junho – São Antônio.
- 24 de junho – São João.
- 29 de junho – São Pedro e São Paulo.
- 30 de junho – São Marçal.
Origem das Festas Juninas e suas bebidas típicas
Créditos: Ana Paula Conde
Para você, assim como eu, que não sabia da origem das festas até um tempo atrás, um parágrafo que explica resumidamente a origem destas festas, que, pra variar, a europa está relacionada:
Festas juninas têm origem européia, estando relacionadas com celebrações pagãs ao solstício de verão em 24 de junho, o dia com maior duração de luz solar no hemisfério norte. Na Idade Média, essa celebração foi cristianizada e deu origem à festa junina.
Fonte: Wikipedia
Comidas típicas de Festas Juninas
Créditos: Laureni Fochetto
Muitas guloseimas estão relacionadas nas festas juninas, dentre elas, o pé de moleque, paçoca, canjica, arroz doce, bolo de fubá, bolo de milho, cuscuz, doce de leite, a pamonha, dentre outras varias. Claro, com suas variação, a canjica pode ser de milho verde ou branco, você que escolhe a receita.
A pamonha é típica de São Paulo, particularmente da cidade de Piracicaba, sendo feita de milho verde ralado misturado com leite e sal ou açúcar. E a nobre pamonha pode ser tanto doce quanto salgada.
Sabe outras comidas típicas? Sugira nos comentários que atualizamos por aqui.
Bebidas típicas de Festas Juninas
Bom, chega de ficar falando de coisas inúteis aqui nesse portal, o que todos nós queremos saber mesmo é sobre as Festas Juninas e suas bebidas típicas, AS BEBIDAS MAIS FODÁSTICAS E TÍPICAS DAS FESTAS JUNINAS. Temos algumas ótimas opções pra esquentar o frio de São João, além de pular fogueira, claro.
Os mais clássicos, na minha opinião são:
- Quentão (esse ninguém há de discordar)
- Vinho Quente (que pode parecer um pouco estranho lendo assim, mas é uma delícia)
- Batidas de Frutas (tanto alcoólicas, quanto não alcoólicas).
Mas existem outras várias, inclusive que podem ser mais típicas pra alguns quanto pra outros. Vamos dar uma citada em cada uma delas, saber um pouco mais dessas delícias etílicas.
Festas Juninas e suas bebidas típicas: o Quentão
Créditos: Tiane Bijux
Na minha opinião, nenhuma Festa Junina pode faltar o Quentão. É a mais típica e conhecida. O quentão é uma mistura aquecida (porra, não me diga? pensei que fosse congeladão) de aguardente, açúcar, gengibre e especiarias.
Quentão é um dialeto caipira, de acordo com o folclorista Amadeu Amaral, em O dialeto caipira. Uma coisa que eu não conhecia por nunca ter ido lá, é que no Rio Grande do Sul o quetão é feito com vinho tinto e infusão de canela.
Ingredientes pro Quentão
- 1 1/2 xícaras de açúcar
- 1 1/2 xícara de água
- 50 g de gengibre cortado em fatias finas (1/4 de xícara)
- 3 limões cortados em rodelas
- 4 xícaras de pinga
- 3 cravos da índia
- 2 pedaços pequenos de canela em pau
Modo de preparo do Quentão
Aqueça o açúcar em fogo alto, mexendo de vez em quando até caramelizar. Junte todos os ingredientes menos a cachaça e ferva mexendo até dissolver o açúcar. Pegue a cachaça e junte com cuidado, de preferência fora do fogo pra não dar merda, misture e deixe ferver em fogo baixo por 3 minutos. Agora entorne essa delícia.
Variações do Quentão
Existem outras variações para o Quentão, como o Quentão de morango, Quentão Paulista, Quentão sofisticado, Quentão com mel e licor e o Quentão cor de rosa. O vinho quente também é quase uma variação do Quentão 😉
Festas Juninas e suas bebidas típicas: o Vinho quente
Créditos: Nathalia Guimaraes
Falando nele, vamos lá. Como disse no Quentão, é praticamente uma variação dele, só se muda a quantidade dos ingredientes e não leva gengibre na maioria das vezes.
Ingredientes do Vinho Quente
- Vinho tinto
- Canela em pau
- Cravo
- 2 xícaras de açúcar
- 2 xícaras de água
- Opcional: Frutas picadas (maçã, abacaxi, uva, pêssego…)
Modo de preparo do Vinho Quente
Levar todos os ingredientes ao fogo menos o vinho e as frutas e deixar ferver até soltar o sabor. Aí então, tirar do fogo e acrescentar o vinho e levar ao fogo até levantar fervura. E caso tenha feito com as frutas, mande-as pra dentro.
Festas Juninas e suas bebidas típicas: o nobre Chocolate Quente
Créditos: Daniel Figueiredo
Esse não é um chocolate quente comum, que sua vó faz, que você encontra sempre em um StarBucks, por exemplo, ou em qualquer loja modafoca que venda café e afins. Esse chocolate é etílico e é pra deixar qualquer Jack Sparrow satisfeito, pois leva Rum.
Ingredientes do Chocolate Quente
- 1 litro de leite
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite
- 4 colheres (sopa) de chocolate em pó
- 1 colher (sopa) de amido de milho
- 1 colher (café) de noz-moscada
- 2 pedaços de canela em pau
- 6 cravos
- 1/3 de xícara (chá) de rum
Modo de preparo do Chocolate Quente
Misture o leite, o leite condensado, o chocolate, o amido de milho, a nóz-moscada, o cravo e a canela. Coloque no fogo e espere ferver. Retire do fogo e misture o creme de leite. Coe para retirar os pedaços de canela e o cravo. Mande ver no rum e chame o Jack Sparrow pra beber junto e pronto!
Festas Juninas e suas bebidas típicas: Choconhaque
Créditos: Cristina Yoshida Fernandes
Esse eu acho completamente sensacional. Uma variação do chocolate quente, mas nesse caso é feito com conhaque, já dá pra ver pelo nome, certo? Não leva todos os ingredientes também, claro. Já falamos sobre Choconhaque aqui no Papo de Bar, confira o post.
Ingredientes do Choconhaque
- 250 ml de leite bem quente
- 50 ml de conhaque
- 04 colheres de sopa de chocolate
- açúcar ou adoçante a gosto
- Decoração: chantilly e canela em pó
Modo de preparo do Choconhaque
Misture bem os ingredientes, coloque nas xícaras e decore com o chantilly, polvilhe a canela. Se acabe agora nessa delicia etílica e esquenta bem.
Festas Juninas e suas bebidas típicas: Camel
Créditos: missstempkowski
Clássica bebida que acho por aqui nessa época. Pelo menos eu, que sou do Rio, acho bastante, tanto no interior quanto na capital mesmo. Camel é uma bebida simples e barata, pelo menos há uns anos atrás era bem barata, uma dose legal custava R$1. Nada mais é do que Cachaça com Mel, simples assim.
Você consegue achar tanto em doses quanto com aqueles plásticos chup-chup, esse segundo muito mais fácil de ser encontrado.
Ingredientes do Camel
- 1 dose de Cachaça
- Mel a gosto
Modo de preparo do Camel
Coloque o mel dentro do copo, podendo deixar escorrendo pelo copo inteiro na parte interna, claro. Depois coloque a dose de cachaça. Quanto mais mel, mais doce, mais engana, mas pega muito bem. Fique com uma espátula mexendo para ter uma melhor consistência.
Festas Juninas e suas bebidas típicas: Batidas de frutas
Créditos: oski rodriguez
Um clássico em todo tipo de festa, inclusive nas festas juninas. A mulherada gosta muito dessas batidas, bem docinhas, saborosas, mal consegue perceber a bebida alcoólica por trás da bebida, vão bebendo, bebendo, daqui a pouco, se derem mole, caem no chão.
É uma bebida que tem que ter muito cuidado. O leite condensado dá um toque especial, deixando bem doce e balanceia bastante o teor alcoólico do drink.
Ingredientes da Batida de Fruta
- 2 xícaras de polpa da fruta de sua preferência (abacaxi, morango,caju, acerola, pitanga, cajá, maracujá)
- 2 xícaras de gelo picado
- 1 xícara de cachaça,rum ou vodka de boa qualidade
- 1 lata de leite condensado
Modo de preparo da Batida de Fruta
Basta bater todos os ingredientes no liquidificador e servir. Prefira usar frutas mesmo ao invés de polpas. Tudo bem, dá mais trabalho, mas fica muito mais saborosa com a fruta mesmo.
Festas Juninas e suas bebidas típicas: Capeta
Créditos: Sandra Kelli
Como o nome já diz, esse drink é diabólico. Possui muitas variações, uns mais fortes, outros mais fracos. Já vi muita gente dando PT abusando desse drink. Pode ser um pouco enjoativo pra alguns, mas eu acho sensacional, principalmente pela canela, que eu curto bastante.
Ingredientes do Capeta
- 1 copo americano de vodka
- 1/3 abacaxi picado
- 1/2 lata de leite condensad
- o1 colher de sopa de achocolatad
- o1 colher de sopa rasa de canela
- 1 colher de sopa de guaraná em pó (opcional)
- Gelo a gosto
Modo de preparo do Capeta
Misture os três primeiros ingredientes e bata no liquidificador. Depois sirva salpicando a canela no copo. Mande pra dentro de uma vez e fuja do capeta, beba tranquilamente e vá atrás de uma diabinha gostosa vestida de caipira.
Festas Juninas e suas bebidas típicas: Leite de Onça
Mais um drink com leite condensado, portanto, bem doce e que a probabilidade das mulheres gostarem é quase 100%. Lembrando que esse não é o leite de burra que o chapolim tanto comentava 🙂
Ingredientes do Leite de Onça
- 1 vidro pequeno de leite de coco
- 2 gotas de essência de coco
- 1 lata de leite condensado
- 1 litro de cachaça de roça
- 1 litro de água
- 1 k de açúcar
- 1 litro de leite
Modo de preparo do Leite de Onça
Esse é bem difícil galera, pegue todos os ingredientes e bata no liquidificador. Bem difícil né? Depois mande ver nesse drink. Dica da @priscilafreitas
Fonte: Algumas receitas pegas no site Acessa.com
Finalizando
Créditos: Hugo Chinaglia
E vocês, já provaram algum desses drinks? Qual você mais gosta? Já perdeu a linha em alguma festa junina? Conte sua história. Esquecemos de algum drink? Sugira pra nós então.
Vá pra uma festa junina, aproveite, mas se beber, por favor, não vá pular fogueira ok? 😉