Vinho: Bebida dos deuses de novo?

Lembro que um dos meus primeiros porres (posts, digo) por aqui foi quando afirmei (ou dei a entender) que a bebida dos deuses pode ser a cerveja, não o vinho. Mas voltei a pensar nos deuses, principalmente nos gregos como Zeus (Deus dos deuses), Afrodite (deusa do amor e da beleza) e Atena (deusa da sabedoria). Isto porque foi realizada uma pesquisa sobre vinhos na Dinamarca, cuja conclusão foi a seguinte:

Quem bebe vinho é mais rico, saudável e inteligente!

 

Cachorro em cima da mesa com taça de vinho e dinheiro

Quem quer dinheiro?

Créditos: bf_photos

Segundo uma das autoras da pesquisa, June Reinish, as pessoas com o tal QI (quociente de inteligência) elevado, pertencem a um alto nível socioeconômico e têm um bom nível de instrução comparadas a quem não tem essas características. O estudo foi divulgado nos Estados Unidos e analisou 363 homens e 330 mulheres. Para o pessoal fã do vinho, há no corpo uma maior concentração de substâncias denominadas compostos fenólicos, que têm ação antioxidante (aquela que previne o envelhecimento).

Qual é a parte boa do vinho?

Engana-se quem diz que a “parte boa” do vinho é retirada apenas das uvas. Os médicos compararam o efeito do vinho e do suco de uva em coelhos com dietas ricas em colesterol. Os bichinhos que beberam suco de uva ficaram com 47% das artérias comprometidas por gordura. Já nos que beberam vinho, este número reduziu para 38%. Portanto, o álcool (não só o vinho) pode evitar o acúmulo de gordura nas artérias, e claro, o enfarte.

Vinho faz bem, muito bem!

 

Mulher sorrindo com uma taça de vinho

Faz muito bem!

Créditos: stordito

Mais uma prova de que o vinho faz bem é o “Paradoxo Francês”, determinado há 19 anos pelo médico Serve Renaud. Os franceses, apesar de ser um dos povos que mais consome gordura animal no mundo, mantêm baixos os índices de doenças e mortalidade cardíacas. O segredo é o consumo moderado e habitual de álcool, em especial o vinho.

A pesquisa dinamarquesa ainda mostra que os que bebem vinho vivem mais do que quem prefere cerveja ou destilados. Nisso eu prefiro não concordar… hehe

E qual vinho beber? Vinho branco, suave ou tinto?

Taças de vinho branco e tinto

Perguntinha difícil, hein? Principalmente quando a gente descobre que pode beber qualquer um! Rs… Para os médicos, aparentemente, não há diferença na eficácia dos vinhos. O negócio é não comprometer o bolso. E não acordar com dor de cabeça no dia seguinte, óbvio! 😉

Saiba mais sobre vinhos brancos e vinhos tintos.